BNDigital

Projeto Resgate Barão do Rio Branco

< Voltar para Dossiês

Códices

Damos com este trabalho resposta á solicitação da coordenadora técnica do Projecto Resgate Barão do Rio Branco, Dra. Esther Caldas Bertoletti, de elaborarmos um catálogo dos códices, do fundo do Conselho Ultramarino, importantes para a história do Brasil Colônia, existentes no Arquivo Histórico Ultramarino.

Assim, no capítulo 1 assinalamos de modo breve as principais entidades promotoras dos Projectos Resgate e Reencontro, os seus objectivos e resultados. Objectivos assentes no patrimônio histórico-documental, que a muito se almejavam, e que a proximidade das Comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil vieram dar o estímulo e o lugar a compromissos materializados em protocolos assinados entre Portugal e o Brasil. Os resultados são palpavelmente importantes, até aos olhos do cidadão mais leigo, e de alcance tão vasto, que não nos é viávelvislumbrar hoje as consequências que terão amanhã na historiografia dos países lusófonos, em particular, em Portugal e no Brasil.

E, se falamos de acervos documentais importantes para a história dos países que falam a língua de Camões, então precisamos conhecer, ainda que de modo ligeiro, o Arquivo Histórico Ultramarino e sua documentação que encerra a memória de cinco séculos da presença de Portugal no Mundo. Porém, não sendo este o móbil próximo do presente trabalho, mas sim as fontes manuscritas importantes para a história do Brasil colônia, existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, ficamo-nos pela apresentação sumária do fundo do antigo Conselho Ultramarino, que compreende os seus limites cronológicos a maior e melhor parte dos documentos avulsos e códices das instituições que geriram os negócios dos domínios ultramarinos.

Não referimos a importância ou conteúdos desta documentação para a história do Brasil colônia, pois ficaríamos muito aquém da sua plena caracterização. Consideramos os factos históricos que atravessam o Brasil colônia, uns estudados e historiografados, outros ainda não, para com a necessária humildade aceitarmos o quanto há ainda por descobrir, problematizar e reescrever. Neste âmbito reconhecemos a nossa pequenez, mas não aceitamos o imobilismo. Queremos contribuir, ainda que pouco seja, com aquilo que verificamos ser do desconhecimento quase generalizado dos pesquisadores que trabalham com documentação manuscrita da administração central do Antigo Regime. Pois, já que nos abstemos do conteúdo, não nos privamos da forma. Apresentamos, por isso, uma descrição das principais tipologias diplomáticas que se encontram no fundo do Conselho Ultramarino, e noutros seus contemporâneos.

No capítulo 2 apresentamos o inventário das séries, e no capítulo 3 o catálogo dos códices, com distinção dos que foram produzidos pelo Conselho, os que foram pela Secretaria de Estado dos Negócios da marinha e Domínios Ultramarinos e, ainda, os que não tendo sido produzidos por estas instituições (excepto e eventualmente poucos casos), não podemos garantir a qual delas foram enviados.

Por último, no capítulo 4 apresnetamos as relações, ou listagens, dos códices, dos rolos de microfilme em que estão reproduzidos, por considerarmos serem úteis para os pesquisadores e para o Arquivo, uma vez que os acessos aos originais ficará muito condicionado, tendo em conta a sua conservação e preservação, bem como, facilitará a perspectiva do conjunto e a localização rápida das unidades arquivísticas.

 

José Sintra Martinheira
Arquivo Histórico Ultramarino

Parceiros