BNDigital

Rede da Memória Virtual Brasileira

< Voltar para Dossiês

Educação, Matemática e História

As pesquisas e cursos realizados pelo GHEMAT Brasil já há mais de vinte anos têm abordado as relações que se estabeleceram ao longo do tempo, no Brasil, entre Educação, Matemática e História. Privilegiando no estudo dessas relações a análise histórica, tem-se desenvolvido projetos que abordam desde processos educacionais ligados à matemática dos primeiros anos escolares, até a caracterização dos saberes matemáticos que devem fazer parte da formação em nível superior dos futuros professores.

Mais recentemente, os pesquisadores do GHEMAT Brasil têm voltado atenção para a produção de saberes institucionalizados por comunidades científicas como a Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tais comunidades ligam-se diretamente ao professor Ubiratan D’Ambrosio, personagem de primeira grandeza, com reconhecimento internacional e ações fundamentais que originaram várias sociedades científicas brasileiras para além da SBHMat e SBEM.

A celebração do convênio entre o GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática e a Rede da Memória Virtual Brasileira amplia os horizontes para a realização de novas investigações. Assim, será possível consultar virtualmente parte da documentação contida no APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio possibilitando estudos em diferentes campos profissionais e de pesquisa, tais como: História das Ciências, História da Matemática, História da Educação Matemática dentre outros.

Presidência GHEMAT Brasil (Gestão 2022-2026)
Wagner Rodrigues Valente ([email protected])

Secretário Geral
Luciane de Fátima Bertini ([email protected])

Primeiro Secretário
Barbara W. D. Novaes ([email protected])

Tesoureiro
David Antonio da Costa ([email protected])

Conselheira
Profa. Dra. Eliene Barbosa Lima ([email protected])

Conselheira
Profa. Dra. Janice Cassia Lando ([email protected])

Parceiros