BNDigital

Tráfico de Escravos no Brasil

< Voltar para Dossiês

Abordagem da Pesquisa no Acervo

A compreensão do presente está, sem dúvida, associada ao conhecimento do passado.


Para que se possam compreender os desdobramentos relativos às histórias do Brasil, da África e de demais países ou regiões que estiveram envolvidos no deslocamento violento de homens e mulheres do continente africano para várias partes do mundo colonizadas pelos europeus, com o objetivo de escravizá-los, é necessário revisitar esse passado através da documentação disponível nos diversos acervos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

A escravidão negra no Brasil durou cerca de trezentos anos. Os negros e negras vindos da África, segundo as diversas teses sobre a escravidão no Brasil, forma trazidos com o objetivo de constituir a mão-de-obra do colonizador português, que não aceitava fazer o trabalho braçal em nome de uma nobreza muitas vezes auto-outorgada.

Uma outra tese ainda recorrente na historiografia brasileira, mas há muito combatida, é a da substituição da mão-de-obra dos "arredios" índios pela dos negros, considerados mais fortes e menos preguiçosos. Essa tese vem sendo superada por outra que remete a escravidão negra no Brasil às experiências coloniais portuguesas na Madeira e nos Açores.Os portugueses experimentaram nesses arquipélagos, em menor escala, a produção de cana-de-açúcar com mão-de-obra negra e depois transportaram essa experiência para o Brasil. Não se pode esquecer, todavia, que o tráfico negreiro era uma atividade altamente lucrativa tanto para os traficantes, quanto para a Coroa portuguesa.

Pode-se dizer que a mão-de-obra negra ajudou a colonização portuguesa mesmo contra a vontade de milhares de pessoas que eram desterradas e escravizadas numa terra desconhecida. É pertinente repetir a expressão "Negros, mãos e pés do Brasil",que não constitui nenhum exagero se se leva em consideração que trabalhar no período colonial era "coisa de negro".

Muitos mitos foram criados em torno do processo escravista brasileiro, muitos preconceitos foram gerados a partir dos argumentos que tentavam legitimar a escravidão. A partir de um processo de colonização monocultora e escravocrata, nasceu um país miscigenado com uma pluralidade étnica e cultural que só encontra similaridade nos Estados Unidos da América.Aprendeu-se a conviver com a diferença, mas ainda é necessário desconstruir mitos e eliminar preconceitos, e só se alcançarão esses objetivos conhecendo o passado com a ajuda dos documentos disponíveis.

Os documentos foram selecionados nos diversos setores da Biblioteca Nacional, sendo levado em conta nessa seleção a importância histórica do documento, seu grau de curiosidade, seu ineditismo, a importância iconográfica, sua antiguidade e proveniência, com o cuidado de fazer representar todas as regiões do Brasil.

Para uma melhor organização do material e facilitar sua consulta, dividiram-se os documentos digitais em sete blocos temáticos, que são introduzidos por textos com os seguintes títulos: 1) Tráfico e comércio de escravos; 2) Acordos internacionais e legislação sobre a escravidão; 3)Trabalho escravo e negro de ganho; 4) Castigos físicos; 5) Movimentos abolicionistas e alforrias; 6) Resistência negra à escravidão e, por fim, 7) Cultura afro-brasileira.Cada documento está ligado (linkado) a um desses blocos temáticos, podendo a consulta ser feita, também, pelo assunto desejado.

Os assuntos correlatos com   1) Tráfico e comércio de escravos são: Escravos – TráficoEscravos – RegistrosEscravos como doaçãoNotas fiscais de escravosEscambo de escravosProprietário de escravos.

         Para 2) Acordos internacionais e legislação sobre escravidão os assuntos são: Escravidão – LegislaçãoTratadosEscravos – Impostos.


         3) Trabalho escravo tem como assunto: Escravos de ganhoEscravos de aluguel; Escravos domésticos; Trabalho escravoNegros nos anúnciosSoldados-escravosEscravidão – Aspectos econômicos.


         Para 4) Castigos físicos são: Escravos - Maus tratosCapitães-do-matoCastigos corporais.


         O tema 5) Movimento abolicionista e alforria têm referência: Escravos - EmancipaçãoEscravos libertosCartas de alforriaSalvo-condutosAbolicionistas.


         Para 6) Resistência negra à escravidão: Escravos fugitivosQuilombosHomicídio.


         Para 7) Cultura afro-brasileira os assuntos são: Músicos negrosRegistros de casamentosNegros – DançaInstrumentos musicais.


Todos os documentos relacionados neste trabalho encontram-se disponíveis ao público na Biblioteca Nacional.

Parceiros