BNDigital

CONSTRUIR - COSTUMES

< Voltar para Exposições virtuais

CONSTRUIR - COSTUMES

Os exotismos vindos dos cinco continentes do império português, da África ao Extremo Oriente, do Novo Mundo a Oceania, estavam presentes nas ruas brasileiras à espera de uma Corte portuguesa.

Em suas preciosas 48 aquarelas intituladas Riscos iluminados de figurinhas de brancos e negros nos usos do Rio de Janeiro e do Serro do Frio, o Capitão Carlos Julião fez um registro muito raro das vestimentas e festas dos negros: um rápido vislumbre da sociedade barroca tropical que iria desaparecer com a chegada da Corte. Os elementos de estilo presentes nas suas aquarelas são ao mesmo tempo africanos e orientais, matizes que davam um aspecto original ao barroco brasileiro.

A permanência desse exotismo pode ser percebida na primeira grande edificação erguida no Rio de Janeiro joanino: o Real Teatro de São João, inaugurado em 13 de outubro de 1813, cujas chinesices nos telhados em forma de pagode podem ser observadas no registro feito em 1817 por Jacques Arago. Já o circo de touros armado no Campo de Santana traz consigo toda uma tradição ibérica.