BNDigital

África do Sul: 2010

< Voltar para Exposições virtuais

África do Sul: 2010

A décima nona edição da Copa do Mundo Fifa de Futebol foi realizada no continente africano e coube à África do Sul o papel de anfitriã. O torneio se deu entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, com partidas realizadas em 9 cidades: Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Porto Elizabeth, Polokwane, Nelspruit, Bloemfontein e Rustemburgo. Foram as estreias das seleções da Sérvia e Eslováquia, tendo um total de 32 participantes:

- África do Sul
- Gana
- Costa do Marfim
- Nigéria
- Camarões
- Argélia
- Coréia do Sul
- Japão
- Austrália
- Coréia do Norte
- Brasil
- Paraguai
- Chile
- Argentina
- Uruguai
- México
- EUA
- Honduras
- Holanda
- Inglaterra
- Espanha
- Alemanha
- Dinamarca
- Sérvia
- Itália
- Suíça
- Eslováquia
- Grécia
- Portugal
- Eslovênia
- França
- Nova Zelândia

Mesmo sem tradição no esporte, a África do Sul recebeu bem todas as delegações e torcedores e construiu 5 estádios especialmente para partidas de futebol, já que, até então, os estádios serviam mais aos esporte de tradição local, o rúgbi e o críquete. Mesmo diante de muitos atrasos que preocuparam a Fifa a ponto de se cogitar mudar o país-sede, tudo ficou pronto a tempo e a Copa foi um sucesso.

A cerimônia de abertura contou com grandes nomes da política, como o presidente americano Barack Obama, o presidente sul-africano Jacob Zuma e o ex-presidente Nelson Mandela.

A música-tema “Waka Waka” interpretada pela cantora colombiana Shakira fez muito sucesso, bem como a bola oficial do torneio, a famosa “Jabulani”. A bola de 11 cores representou os 11 dialetos e etnias da África do Sul e seu nome significa “celebrar”. Da mesma forma ficou famoso o instrumento musical usado para embalar as torcidas, a “Vuvuzela”, que foi muito criticada por alguns jogadores que se sentiram incomodados com o som alto durante os jogos.

A final ocorreu no dia 11 de julho em Joanesburgo, em jogo disputado pelas seleções de Holanda e Espanha, que ganhou o título vencendo por 1 x 0.

Para essa edição foram selecionados artigos do periódico Jornal do Brasil.