BNDigital

CICLO II - Edições de outras obras de Dante

< Voltar para Exposições virtuais

CICLO II - Edições de outras obras de Dante


Neste ciclo, temos a edição Vida Nova, de Dante Alighieri, publicada no Rio de Janeiro, em 1937; ela traz um prefácio escrito por Antonio Piccarolo, no qual ressalta que “traduzir Dante é empresa dificílima, quase impossível, porque a língua dantesca é tão distante do italiano moderno que reclama um estudo especial, como o reclama o grego de Homero para quem conhece o grego ático; e em virtude da profundeza do pensamento e da forma metafórica própria do Dante”. No entanto, Piccarolo destaca sua surpresa ao ler a tradução de Paulo M. Oliveira e Blasio Demetrio, os quais, a seu ver, conseguiram produzir um efeito análogo ao texto original. Há também uma edição muito singular de Origine, vita, studi e costumi del chiarissimo Dante Alighieri, poeta Fiorentino, de Giovanni Boccaccio, publicada em Lisboa, em 1965, pelo Mundo do Livro, com uma tiragem de 1000 exemplares. Como sabemos, a biografia de Boccaccio é importantíssima como testemunho da vida de Dante, cuja narrativa traz uma série de curiosidades acerca da biografia e da produção literária de nosso poeta. A edição traz um breve estudo de José V. de Pina Martins, acompanhada de uma reprodução anastática do exemplar da biografia de Boccaccio presente na Biblioteca Trivuliana de Milão.


____________________________________________________________________

PETRARCA, Francesco (1304-1374). Il canzoniere, con le note di Giusepe Rigutini; rifuse e di molto acoresciute da Michele Scherillo. Milano: U. Hoepli, 1925.
A edição traz o prefácio Storia del Canzoniere e di questo nuovo commento. Petrarca e i trovatori, no qual Michele Scherillo destaca que “toda transcrição acaba sendo uma interpretação. E uma interpretação é também esta nossa. Aqui e ali, portanto, apresenta uma forma nova, ou retorna àquela das impressões antigas de onde as novas partiram.”

BOCCACCIO, Giovanni (1515-1580). Il Decameron di messer Giovanni Boccaci, cittadino fiorentino. Ricorreto in Roma, et emendato fecondo l’ordine del Sacro Conc. Di Trento. Fiorenza [Italia]: Nella Stamperia de i Giunti, 1573.
Edição “moralizada” do Decameron, nela faltam trechos considerados licenciosos pelos novos ditames da Igreja.

BOCCACCIO, Giovanni (1515-1580). Trenta novelle, di messer Giovanni Boccaccio, scelte dal suo Decameron. con la descrizione della pestilenza stata in Firenze nel 1348 dello stesso autore. (Con licenza de’ superiori). Milano: Francesco Agnello, 1745.
A edição ressalta que o uso da mesma deve ser feito “principalmente pelos modestos jovens estudiosos da Toscana”.

ALIGHIERI, Dante. Vida Nova. [tradução de Paulo M. Oliveira e Blasio Demetrio]. Rio de Janeiro: Athena Editora, 1937.
A edição traz um prefácio escrito por Antonio Piccarolo (1863-1947), no qual ressalta que “traduzir Dante é empresa dificílima, quase impossível, porque a língua dantesca é tão distante do italiano moderno que reclama um estudo especial, como o reclama o grego de Homero para quem conhece o grego ático; e em virtude da profundeza do pensamento e da forma metafórica própria do Dante”.

ALIGHIERI, Dante. Vita Nova. Traduite avec une introduction et des notes par Henry Cochin. Paris [França]: Librairie A. N. Champion, 1914.
A edição traz um texto crítico de Michele Barbi, que fazia parte da Società Dantesca Italiana. Henry Cochin (1854-1926) era especialista em história e literatura do Renascimento Foi, também, tradutor de obras de Francesco Petrarca e autor do livro Un Ami de Pétrarque. Lettres de Francesco Nelli à Pétrarque (Champion, 1893).

BOCCACCIO, Giovanni (1515-1580). Origine, vita, studi e costumi del chiarissimo Dante Alighieri, poeta Fiorentino. Lisboa: Mundo do Livro, 1965.
A edição foi publicada em Lisboa, em 1965, pelo Mundo do Livro, com uma tiragem de 1000 exemplares, e entre estes, 50 em papel Whatman, numerada e fora de mercado. A edição traz um breve estudo de José V. de Pina Martins, acompanhada de uma reprodução anastática do exemplar da biografia de Boccaccio presente na Biblioteca Trivuliana de Milão.