BNDigital

INDEPENDÊNCIA DA IRLANDA: LIGAÇÕES COM O BRASIL…

< Voltar para Exposições virtuais

INDEPENDÊNCIA DA IRLANDA: LIGAÇÕES COM O BRASIL

 

Na segunda-feira de Páscoa de 1916, um grupo de irlandeses e irlandesas proclamou uma República Irlandesa livre, que ansiava pelo estabelecimento de um governo nativo eleito com base no princípio da autodeterminação.

A primeira reunião formal do parlamento irlandês, Dáil Éireann, ocorreu em 21 de janeiro de 1919. Seu objetivo precípuo era buscar o reconhecimento internacional para a independência irlandesa. Tal propósito resultou na distribuição global de uma Comunicação, que incluiu uma versão em português endereçada ao Parlamento do Brasil em janeiro de 1921.

O segundo objetivo do primeiro Dáil foi promover os interesses políticos da Irlanda por meio da imprensa internacional sediada em Dublin e Londres, como refletido na cobertura dada pelos jornais brasileiros aos eventos na Irlanda, em especial, o Correio da Manhã, do Rio de Janeiro.

É interessante lembrar que um documento intitulado “Algumas notas sobre a história do clube feniano” chegou ao parlamento brasileiro em 1921. O clube, fundado no Rio em 1869 como um clube de carnaval, ajudou a financiar a libertação dos escravos e foi inspirado no movimento feniano que, na década de 1860, ajudou a financiar a luta pela independência da Irlanda.

Com a assinatura do Tratado Anglo-Irlandês em 1921, a Irlanda entrou em um novo capítulo de sua história. O Tratado viu o fim da Guerra da Independência e o estabelecimento de um Estado Irlandês composto por 26 condados. Seis condados no norte permaneceram sob a administração de um governo descentralizado no Reino Unido.

Raul Vachies foi o primeiro Cônsul do Brasil em Dublin. Em 1931, ele escreveu um livro, Irlanda, sobre revoluções irlandesas, economia e relações bilaterais. Em outubro de 1931, o primeiro acordo comercial entre os dois países foi assinado.

Nas duas primeiras décadas após a independência da Irlanda em 1922, as instituições do Estado Irlandês foram consolidadas e uma tradição de estabilidade política foi estabelecida. A Constituição da Irlanda de 1937 dispõe que Irlanda (Éire em irlandês) é o nome oficial do Estado.