BNDigital

CURRÍCULO DO CURADOR

< Voltar para Exposições virtuais

CURRÍCULO DO CURADOR

PROF. DR. ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS


É licenciado em História, em Filosofia e em Letras-Português, pós-graduado em História Militar e em Museografia e Patrimônio Cultural, doutor na área de Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante, pós-doutorando na Universidade de São Paulo (USP). Desde 2015 leciona nos Cursos de Pós-graduação em História Militar e de Graduação em História na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Escreveu e publicou livros históricos, entre os quais “A Legitimidade Monárquica no Brasil”, “Ser ou não ser monarquista, eis a questão”, “Parlamentarismo, sim, mas à brasileira”, “O Brasil Império nas páginas de um velho almanaque alemão”, “D. Pedro Henrique, o condestável das saudades e da esperança”, “O culto de Maria Imaculada na tradição e na História de Portugal”, “Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro”, ”Dialética pró e contra as Cruzadas em documentos do século XIII”, “Dom Luiz na Grande Guerra: aventuras, desventuras e conjecturas de um Príncipe brasileiro”. Mantém, em jornais da imprensa diária de Piracicaba-SP, duas colunas fixas semanais, já tendo publicado nessas colunas aproximadamente 600 artigos.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e dos Institutos congêneres de São Paulo, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Minas Gerais e de Santa Catarina, assim como do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; é membro da Academia Portuguesa da História, da Associação Nacional dos Professores Universitários de História-ANPUH, da Associação Brasileira de Estudos Medievais-ABREM. É também editor e jornalista-responsável da “Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo”.

Ver currículo biobibliográfico completo em: http://lattes.cnpq.br/0315563596870512