BNDigital

Lutero em Seu Tempo

< Voltar para Exposições virtuais

Lutero em Seu Tempo

 

Desde quando Lutero começou a aprender a ler e a escrever, além de estudar canto e latim, dedicou-se a tocar flauta e alaúde. A música conviveu com Lutero.

 

Glossário:

Lutero, Martinho, 1483-1546. Castelo forte. In: Igreja Evangelica Fluminense. Salmos e hinos. São Paulo: [Imprensa metodista], 1959. p. 369 e segs.

Edição liliput – e edição em formato pequeno, também denominada diamante ou liliputiana. A denominação remete à ilha imaginária do romance Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1667-1745), cujos habitantes tinham entre 15 e 24 cm de altura.  As obras editadas nesse formato, atualmente, objetivam atender muito mais à curiosidade do que a demandas de leitura – o que era considerado nas edições dos séculos XVIII e XIX, que não alcançavam 10 cm, e tinham tamanho suficiente para caber numa mão, permitindo a leitura discreta, ou para transporte na algibeira dos coletes masculinos, nas diminutas bolsas das senhoras, ou, ainda, nas mangas dos casacos dos estudantes. Os temas recorrentes eram clássicos da literatura, dicionários e livros de caráter religioso.