BNDigital

Rembrandt Harmenszoon van Rijn

< Voltar para Exposições virtuais

Rembrandt Harmenszoon van Rijn


Nasceu em 15 de julho de 1606 em Leiden. Filho de um moleiro, é considerado o maior artista holandês, distinguindo-se não apenas na pintura, como também no desenho e nas gravuras em água-forte. Foi como retratista que consolidou sua fama e enriqueceu. Quando menino, frequentou a Escola Latina, tendo sido matriculado na Universidade de Leiden aos 14 anos de idade. Tornou-se aprendiz do pintor Jacob van Swanenburgh, com quem passou três anos. Depois de breve, mas importante aprendizado de seis meses com Pieter Lastman, em Amesterdã, famoso pintor com quem Rembrandt aprendeu a técnica do claro-escuro, abriu, com o colega Jan Lievens, estúdio em Leiden em 1624 ou 1625.

Em 1627, passou a aceitar alunos. Mudou-se para Amsterdã em 1631, casando-se três anos depois com Saskia van Uylenburgh, prima de um próspero negociante de arte. Em contraste com sua bem-sucedida carreira pública, a vida familiar de Rembrandt foi marcada pelo infortúnio. Entre 1635 e 1641, Saskia deu à luz a quatro filhos, mas apenas o último, Titus, sobreviveu. Saskia faleceu em 1642 aos trinta anos. Hendrickje Stoffels, contratada como empregada da casa, se tornaria esposa do artista e modelo para muitos dos seus quadros. Apesar do sucesso financeiro como artista, professor e comerciante de arte, a propensão de Rembrandt para a vida ostentatória forçou-o a declarar falência em 1656. Sua vida pessoal continuou a ser marcada pela tristeza. Hendrickje morreu em 1663 e seu filho Tito em 1668, com apenas 27 anos de idade. Onze meses depois, no dia 4 de outubro de 1669, Rembrandt morreu em Amsterdã, deixando uma tela inacabada e o modesto quarto onde vivia, composto de uma cama simples, uma cadeira, um espelho e uma mesa.

Rembrandt é considerado um dos grandes gênios da pintura do Barroco e um dos mais importantes gravadores de todos os tempos. Realizou aproximadamente 290 gravuras, em que se destacam o domínio técnico da água-forte, a originalidade, o experimentalismo e a expressividade que lhe caracterizam. Nas gravuras, evidencia-se um estilo espontâneo e livre, no qual se observa a utilização de traços fluidos em seus motivos, que se assemelham a esboços. O artista é o grande mestre do chiaroscuro e criou em muitas de suas gravuras efeitos dramáticos de luz e sombra. Em seu experimentalismo, vê-se que modificou e retrabalhou as matrizes com a intenção de obter a riqueza de efeitos que desejava.
Anterior Próxima