BNDigital

Abertura

< Voltar para Exposições virtuais

Abertura

A Biblioteca Nacional e Monteiro Lobato

Monteiro Lobato criou aventuras literárias que se passam quase sempre em outras dimensões: ou num mundo de fantasia, inventado pelas crianças, ou em histórias narradas por suas personagens. Esses dois universos parecem integrados para construir narrativas e lendas que, naturalmente, se tornaram a essência da obra de Lobato. Neste cenário de fantasias, o autor projetou um retrato do Brasil, inspirando leitores de todas as idades.

Considerado um precursor da literatura infantil e juvenil brasileira, Lobato era um homem de muitas faces. Inquieto e talentoso, formou-se advogado, mas foi como escritor, editor e tradutor que ganhou vida e se expandiu pelo mundo da literatura. Seus personagens falam por si. A Biblioteca Nacional é a guardiã de um acervo inédito de documentos sobre o autor que, além de reunir edições históricas de seus livros, traz nesta exposição algumas de suas correspondências com grandes nomes da cultura brasileira de seu tempo. Estamos, portanto, resgatando a memória literária de Lobato, por meio da revelação do vasto acervo da Biblioteca Nacional, num trabalho apurado que tem a curadoria das servidoras Ana Lúcia Merege e Verônica Lessa.

A homenagem que a Biblioteca Nacional presta com a exposição Monteiro Lobato: o homem, os livros é a oportunidade de consagrar a obra e a vida deste autor brasileiro que habita o imaginário de gerações de crianças e adultos que nasceram no século XX e puderam vivenciar, a partir do seu texto literário, personagens incríveis e fábulas inesquecíveis que marcaram a vida e a literatura brasileira. Desejamos que todos apreciem a exposição que ora apresentamos, revisitando memórias que remontam à infância e adolescência de todos nós.


Helena Severo
Presidente da Biblioteca Nacional