BNDigital

Graves e Fúteis

< Voltar para Exposições virtuais

Graves e Fúteis

Graves e Fúteis

A capa luxuosa da edição evidencia a importância do texto do autor. Entre comentários sobre hipnotismo, língua universal e as funções do Estado, está a primeira conferência sobre Psicanálise no Brasil.


A psicologia de um neurologista – Freud e as suas teorias sexuais

A exposição que eu acabo de fazer das idéias de Freud, é extraordinariamente deficiente. Essa psicologia constitui um mundo. Ela abriu veredas novas para quase todos os problemas, quer propriamente da psicologia, quer consequentemente de neurologia. Ao lado dos trabalhos do Mestre, tem infelizmente aparecido extravagâncias de discípulos, de que alguns chegam a uma espécie de misticismo e outros a exageros francamente grotescos.

Mas, isso é o próprio de toda grande transformação de idéias.

As seitas, que se formaram em torno do catolicismo nascente, foram em muitos casos verdadeiras monstruosidades. E, para dar outro exemplo bem diferente, as extravagâncias que se arquitetaram pró e contra o transformismo, quando Darwin e Haeckel o formularam, são ainda de nossos dias.

Mas, em todos esses casos, o tempo vai fazendo a sua obra: distilando, clarificando, lançando fora o que é mau e perecível, para só deixar o que é bom, sólido e duradouro.
Isso acontecerá com a obra imensa de Freud.

Ninguém julgue de sua importância pelo que eu disse aqui. Seria loucura que alguém tentasse meter, comprimido, todo o rio Amazonas, dentro de um pequeno cálice. Loucura não menor fôra também a de quem quisesse em uma hora ouvir o resumo dos trabalhos do mestre ilustre de Viena, mesmo que o expositor tivesse (e eu sei bem quanto isso me falta) competência para poder conhecer e julgar a sua obra formidável.

Págs. 142-143