BNDigital

Desenhos | Disegni

< Voltar para Exposições virtuais

Veja todos os objetos da exposição

Desenhos | Disegni

Desenhos italianos – 247 desenhos adquiridos do arquiteto José da Costa e Silva inclui desenhos das escolas de Bolonha, Genova e Roma e de artista dos século XVI a XVIII – Annibale Carracci, Cesare Gennari, Guido Reni, Simone Cantarini, Antonio Tempesta, Flaminio Torri, entre outros.

Em 1818 a biblioteca comprou do arquiteto português José da Costa e Silva sua coleção de livros, gravuras, documentos manuscritos, quase todos em italiano (alguns escritos pelo astrônomo Giovanni Angelo Brunelli), camafeus, pinturas, modelos(sendo esses três tipos de acervo imediatamente transferidos para o recém criado Museu Real, atual Museu Nacional), e também uma coleção de 236 esboços e desenhos a bico de pena, aguada de nanquim, sanguínea e lápis de diversos artistas italianos dos séculos XVI ao XVIII, como os Carracci e seus discípulos, Guido Reni, Simone Cantarini, Donato Creti entre outros.

Provavelmente Costa e Silva adquiriu esse acervo em 1795 quando foi recebido como membro da Accademia Clementina do Istituto dele Scienze e dele Belle Arti em Bolonha. Costa e Silva veio para o Brasil em 1812 e prestou serviços à corte portuguesa até seu falecimento em 1819.

Referência:
Cunha, Lygia da Fonseca Fernandes da. Subsídios para a história da Biblioteca Nacional. In Anais da Biblioteca Nacional, vol.101, pág. 123-14, 1981