Frei Velloso

Frei Velloso

Frei Velloso (1742-1811)

O frei José Mariano da Conceição Velloso nasceu em 1732, na cidade de São José, província de Minas Gerais. Ocupou inicialmente a cadeira de filosofia e de geometria no convento de sua ordem na província de São Paulo; mas um começo de tísica o impediu de continuar os deveres do magistério. Então se dedicou à história natural, e, guiado pelo interesse da ciência, realizou úteis incursões botânicas, percorrendo as florestas, as montanhas e as praias da província do Rio de Janeiro ao longo de oito anos, sem perder a coragem em suas pesquisas e sem medo dos precipícios da serra de Paranapiacaba.

Apesar de uma série de incômodos físicos, resultado da dedicação em suas viagens literárias, chegou a classificar, segundo o sistema de Lineu, duas mil plantas, a maior parte de gêneros e espécies novas. Esta obra, escrita em latim, tem como título Flora fluminensis — Enumeração das plantas que nascem espontaneamente no distrito da capitania do Rio de Janeiro. Esta sofreu atrasos até o ano de 1801, devido às pranchas, que inicialmente foram gravadas em Veneza sob a direção do abade Santini; porém a morte deste eclesiástico suspendeu sua execução.

Com a esclarecida proteção do ministro conde de Linhares, foi organizada uma oficina de calcografia com vinte gravadores aprendizes; possui-se uma coleção de desenhos representando a maior parte das plantas do Brasil, algumas das quais figuram na sua Flora halográfica.

José Mariano da Conceição Velloso foi responsável por uma série de obras e de traduções publicadas a favor do comércio e da agricultura das colônias portuguesas e muitas memórias sobre história natural, pintura, arquitetura e gravura.

Frei Velloso sucumbiu em decorrência de seus trabalhos, deixando uma herança científica na qual figuram Flora do Rio de Janeiro, Paládio português, a Cultura americana, a Flora halográfica, os Anais das ciências, a Memória sobre a pimenta-negra da Índia, publicada em 1798, e uma série de pesquisas sobre as produções naturais de seu país.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701998000100008&lng=e&nrm=iso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *