BNDigital

Perguntas e Respostas

4 resultado(s) para Categoria: Pesquisa no acervo digitalizado

  • Como pesquisar no acervo da BNDigital

    Realizando uma Busca Rápida no Acervo Digital


    Com o objetivo de recuperar a informação de forma fácil e rápida, a BNDigital oferece diversas formas de pesquisa, uma delas é a Busca Rápida.


    A Busca Rápida é a busca que aparece assim que o site da BNDigital é aberto. Esse tipo de pesquisa permite uma busca rápida e ampla através de Palavra(s) Chave(s), ou seja, de um termo que pode ser recuperado de qualquer metadado atribuído aos objetos digitais cadastrados.


    Para realizar a Busca Rápida no Acervo Digital digite a(s) Palavra(s) Chave(s) na caixa de descrição e clique em Buscar.


    A Busca Rápida no Acervo Digital deve ser utilizada para pesquisas rápidas e amplas, para buscas mais restritas utilize a Busca Combinada.


    Realizando uma Busca Avançada


    A Busca Avançada permite combinar termos de uma busca, além de oferecer filtros que facilitam a pesquisa.


    Na primeira parte da Busca Avançada podemos combinar os dados da pesquisa através dos campos: Palavra-Chave, Título, Autor e Assunto, com a utilização dos operadores booleanos E, OU e E NÃO.

    Para realizar a busca, clique na tabela de seleção e selecione o campo a ser pesquisado, digite o termo na caixa de descrição, selecione o operador booleano e se necessário repita a operação nos demais campos. Após montar a estratégia de busca, selecione um ou mais filtros e clique em Buscar.


    Veja a seguir, o significado de cada um dos campos:


    Título: recuperação por palavras contidas nos metadados de títulos.


    Autor: recuperação por palavras contidas nos metadados dos nomes de autores.


    Assunto: recuperação por palavras contidas nos metadados assuntos em língua portuguesa e em língua inglesa.


    Veja abaixo o significado de cada um dos operadores booleanos:


    E : Utilizar esse operador quando se deseja que o material tenha obrigatoriamente a informação digitada nos campos. Ex.: Campo Título: Casa “E” Campo autor: Machado de Assis. Serão buscados documentos que contenham no título a palavra CASA + MACHADO DE ASSIS no campo de autor. A busca realizada por esse operador é restrita, pois o material encontrado deve conter TODAS as palavras digitadas.


    OU : Utilizar este operador quando se deseja encontrar um material que contenha qualquer uma das informações digitadas nos campos. Ex.: Campo Assunto: Biologia “OU” Campo Assunto: Química. Serão buscados documentos que contenham no campo assunto o termo BIOLOGIA ou materiais que contenham no campo assunto o termo QUÍMICA ou ainda os dois termos no campo assunto BIOLOGIA e QUÍMICA. A busca utilizando este operador é mais abrangente, pois o material encontrado pode conter QUALQUER um dos campos buscados.


    E NÃO : Utilizar este operador quando se deseja encontrar um material que contenha determinado termo em seu cadastro mas que NÂO TENHA o termo digitado no campo seguinte utilizado. Ex.: Campo Título: Casa “E NÃO” Campo Autor: Machado de Assis. Serão buscados documentos que contenham no título a palavra CASA, mas que NÃO CONTENHAM no campo de autor MACHADO DE ASSIS. Este operador restringe uma pesquisa, no exemplo dado, fez-se uma restrição, pois foi recuperado o grupo de registros que contém no título a palavra CASA, mas excluíram-se deste grupo todos os registros que tinham a expressão MACHADO DE ASSIS no campo de autor.


  • Que tipo de acervo encontro na BNDigital?

    O Acervo da BNDigital é composto basicamente por obras em domínio público, abrangendo um período que vai do século XV ao início do século XX. O Acervo digital é composto por documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos e sonoros.


    Todo esse material é de livre consulta em nosso site. Possuímos também algumas obras com Direitos Autorais vigentes que foram cedidas por seus titulares.


    Em cumprimento a Lei do Direito Autoral, a consulta ao acervo protegido depositado na Biblioteca Nacional é feita apenas presencialmente em eu prédio sede.


     


  • Encontrei uma música no acervo da BNDigital mas só consigo ouvir um pequeno trecho, por que?

    A maioria das músicas disponíveis na BNDigital ainda estão protegidas pela lei do direito autoral. Dessa forma para consulta online disponibilizamos apenas um pequeno trecho, nos termos da Lei no. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. O acesso a obra completa só é concedido nas dependências da Fundação Biblioteca Nacional.


  • Não consigo acessar o site ou o acervo digitalizado, por que?

    Algumas vezes nossos sistemas ficam indisponíveis devido ao grande volume de acessos ou a manutenção em nossos servidores. Na maioria das vezes o acesso é restabelecido em poucos minutos.


    Se não conseguir acessar alguma área do site ou do acervo digital, aguarde alguns minutos e tente outra vez. Se o problema persistir, reporte o erro para [email protected], descrevendo o mais detalhadamente possível o ocorrido, informando os links aos quais está sem acesso e se possível, enviando capturas de telas.


    Trabalharemos o mais rápido possível para resolver os problemas.