Projeto: Biblioteca Virtual Pedro de Angelis


Pedro de Angelis, nascido em N�poles em 29 de junho de 1784 e falecido em Buenos Aires em 10 de fevereiro de 1859, � considerado uma das figuras principais da ci�ncia hist�rica argentina. Foi um dos seus primeiros historiadores, recopilou e publicou documentos fundamentais, que haviam permanecido in�ditos, publicou os peri�dicos: Cr�nica pol�tica y literaria de Buenos Aires, em 1827 e El Lucero, em 1829 al�m de v�rias biografias, inaugurando o g�nero no pa�s.

A Biblioteca Virtual Pedro de Angelis prev� a cria��o e gera��o de conte�dos digitais de relev�ncia para a cultura regional e nacional pertencentes aos acervos da Biblioteca Nacional de Brasil e da Biblioteca Nacional da Argentina, participantes no Projeto, e sua difus�o nos s�tios Web de ambas bibliotecas com a finalidade de dar acesso e preservar o patrim�nio cultural na Am�rica Latina.

A import�ncia deste projeto est� em seguir um modelo de interoperabilidade que permita a comunica��o remota entre institui��es atrav�s da ado��o de normas internacionais. Este modelo poder� no futuro ser adotado por outras institui��es que pretendam intercambiar e reunir suas cole��es virtualmente.