A Coleção

A cole��o de fotografias do imperador D. Pedro II

Divisão de Iconografia

O conjunto composto por cerca de 23 mil fotografias � parte integrante da biblioteca particular do imperador D. Pedro II, por ele doada em sua maior parte � Biblioteca Nacional, ap�s a proclama��o da Rep�blica.

Esta parcela da biblioteca do imperador que coube � Biblioteca Nacional, consiste de 100 mil itens, aproximadamente: livros, publica��es seriadas, mapas, partituras, desenhos, estampas, fotografias e outros documentos impressos e manuscritos. A pedido do imperador D. Pedro II foi denominada "Collec��o. D. Thereza Christina Maria", em homenagem � imperatriz. Trata-se da maior doa��o j� recebida pela Biblioteca Nacional.

D. Pedro II formou sua cole��o de fotografias, principalmente, atrav�s da contrata��o do trabalho de muitos profissionais - concedendo inclusive a alguns deles o t�tulo de "Photographo da Casa Imperial" - al�m da aquisi��o de fotografias estrangeiras, principalmente durante suas viagens ao exterior. O resultado � a maior e mais abrangente cole��o de documentos fotogr�ficos brasileiros e estrangeiros do s�culo XIX existente numa institui��o p�blica de nosso pa�s.

� composta por imagens referentes ao Brasil e ao mundo do s�culo XIX, que retratam a realidade do per�odo e refletem a personalidade do imperador e seus interesses.

O reconhecimento internacional do valor cultural desta cole��o foi obtido atrav�s de sua inscri��o no Registro Internacional da Mem�ria do Mundo da UNESCO, em 2003. Assim, esta cole��o tornou-se o primeiro conjunto documental brasileiro a integrar este programa da UNESCO.