BNDigital

Bibliotecas Nacionais | Biblioteca e Arquivos do Canadá

21 maio 2022

Artigo arquivado em Bibliotecas Nacionais
e marcado com as tags BAC, Biblioteca e Arquivos do Canadá, Bibliotecas Nacionais, Bibliotecas pelo Mundo, Bibliothèque et Archives Canada, Canadá

Muito próximo de nós geograficamente, o Canadá talvez pareça ainda um pouco desconhecido dos brasileiros. O país ostenta belezas naturais como: as Cataratas do Niágara (na fronteira com os Estados Unidos); as Montanhas Rochosas cobertas de gelo; e o bordo, árvore cujas folhas colorem a paisagem de laranja no outono e que estão representadas em sua bandeira nacional.

Colonizado pela França e a Inglaterra a partir do século XVI, o Canadá teve seu território dividido formalmente entre esses dois países no século XVIII. Consequentemente, acabou herdando os idiomas e as culturas de ambos.

Atualmente, o Canadá é visto como referência quando o assunto é tecnologia e inovação, e isso inclui a área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.

Os Arquivos Nacionais do Canadá foram criados em 1872, como uma seção dentro do Departamento de Agricultura, destinada à preservação dos documentos históricos. Em 1912, uma lei estabeleceu o serviço de arquivos públicos no país. Quarenta anos depois, outra lei criou a Biblioteca Nacional do Canadá, cujo primeiro bibliotecário foi W. Kaye Lamb.

Em 21 de maio de 2004, foi feita uma experiência inovadora: a fusão entre o arquivo e a biblioteca, dando origem assim à Biblioteca e Arquivos do Canadá (conhecida também por sua sigla, BAC). Sua missão é “adquirir, processar, preservar e divulgar o patrimônio documental do Canadá, além de ser a memória permanente da administração federal e de suas instituições” (cf. https://www.bac-lac.gc.ca/fra/Pages/accueil.aspx). Ian Wilson foi o primeiro bibliotecário e arquivista da instituição, e atualmente o cargo é ocupado por Leslie Weir.

O acervo da BAC inclui, além de um arquivo de registro do Governo do Canadá, vinte milhões de livros (provindos em sua maioria através do Depósito Legal), vinte e quatro milhões de fotografias e um extenso conteúdo digital. Muitos de seus documentos estão disponíveis para acesso on-line. Alguns itens interessantes da coleção são:

  • a proclamação do Ato Constitucional Canadense (Canada Act), assinado em 1982 pela Rainha Elizabeth II. O documento foi o meio pelo qual o Canadá se separou definitivamente do Reino Unido, e tem as marcas deixadas pelos pingos de chuva durante a cerimônia de assinatura.

  • o livro De antiquitate Judaica: De bello Judaico(Antiguidades dos judeus e a Guerra da Judeia) escrito pelo famoso historiador da Antiguidade Flávio Josefo, e impresso em 1470;

  • a cadeira utilizada pelo pianista Glenn Gould.


A maior parte dos usuários da BAC são genealogistas, que vêm pesquisar em seu acervo. É possível realizar a pesquisa através do catálogo digital disponível no site da instituição.

Explore os documentos:

Cataratas do Niágara, em Ontaro:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1058625/icon1058625.jpg

Carta do Embaixador do Canadá manifestando sua simpatia pelo Instituto Brasil-Canadá:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1483378/mss1483378.pdf

D. Pedro II e D. Teresa Cristina nas Cataratas do Niágara:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon577632/icon577632.jpg

Tropas canadenses na Segunda Guerra Mundial:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1296409/icon1296409.jpg

Dança nupcial de indígenas canadenses:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon460320/icon460320.jpg

Mapa da Nova França (ou Canadá):

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart176730/cart176730.jpg

Panfleto de concurso de fotografia tendo como tema as montanhas canadenses:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1510216/icon1510216.pdf