BNDigital

Sobre a BNDigital

Laboratório de Digitalização

Para a captura dos arquivos digitais máster a BNDigital adota padrões que irão garantir a preservação por longo prazo destes arquivos digitais, assim como a qualidade do acesso através das imagens derivadas produzidas para transmissão na web.

A captura é feita a partir do documento original ou do microfilme. Para isto a BNDigital conta com um moderno e bem equipado Laboratório de Digitalização, dotado de escâneres planetários que garantem a digitalização sem danos ao acervo, backs digitais, escâner para material de grande porte e escâneres para microfilme. A diversidade do parque de equipamentos é necessária para atender às especificidades dos diversos tipos de materiais presentes na coleção da Biblioteca Nacional.

Para a armazenagem dos arquivos digitais de forma segura, possibilitando o seu uso pelas futuras gerações, foi criado na FBN um centro de processamento de dados que abriga as bases de dados institucionais assim como os arquivos digitais produzidos pela BNDigital e pelos projetos de digitalização.