BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • 1808 – 1818: A Construção do Reino do Brasil

    Esta exposição é sobre os dez anos que transformaram a principal colônia portuguesa no centro de seu império, cujos costumes, leis e paisagens seriam inexoravelmente mudados. …

  • Biblioteca Nacional – As Mãos que Restauram o Tempo

    A restauração da fachada da Biblioteca Nacional representa um marco na história da instituição e do edifício, que completará, em breve, 108 anos. De um conjunto de mais de 10 mil imagens, foi feita uma seleção em afinidade com os temas que emergiram deste universo: Arquitetura, Detalhes, Tr…

  • 1808 – 1818: A Construção do Reino do Brasil

    Esta exposição é sobre os dez anos que transformaram a principal colônia portuguesa no centro de seu império, cujos costumes, leis e paisagens seriam inexoravelmente mudados. …

  • Biblioteca Nacional – As Mãos que Restauram o Tempo

    A restauração da fachada da Biblioteca Nacional representa um marco na história da instituição e do edifício, que completará, em breve, 108 anos. De um conjunto de mais de 10 mil imagens, foi feita uma seleção em afinidade com os temas que emergiram deste universo: Arquitetura, Detalhes, Trabalho e Retratos.…

  • Lutero, 500 Anos da Reforma

    A Biblioteca Nacional acumula exemplares que compõem a nossa Coleção Luterana, e que testemunham a Reforma estudada e anotada por leitores de outro tempo, que aguardam pelo diálogo com leitores deste tempo, para desvelar um homem, em todas as suas nuanças.…

  • Uma viagem ao mundo antigo – EGITO e POMPEIA nas fotografias da Cole...

    A presente mostra pretende evocar a antiguidade a partir das ruínas do Egito Antigo e de Pompeia e, simultaneamente, alguns aspectos importantes da história das imagens e de sua reprodutibilidade – com destaque para a fotografia.…

  • Pernambuco 1817 – A Revolução

    No marco dos duzentos anos de uma das mais bem sucedidas insurgências ao domínio português que vigorou no Brasil até fins do século XIX, a Biblioteca Nacional traz ao público a mostra "Pernambuco 1817 - A Revolução", que apresenta um recorte de livros, documentos e imagens da BN que elucidam a Revolução Pernambucana.…

  • Doutor Ulysses: Senhor Brasil

    No ano comemoramos os 100 anos que Ulysses Guimarães faria se estivesse vivo, não deixamos de lembrar aquele que foi, talvez, o maior desafio de sua carreira pública: erguer, num Plenário tão diverso quanto confuso, a “Constituição Cidadã”. Não há homenagem maior a Ulysses do que o respeito à mesma. …

  • Saint Hilaire e as paisagens brasileiras

    Com sua grande diversidade de fauna e flora, rios caudalosos e matas impenetráveis, o território brasileiro sempre foi visto com fascínio pelos cientistas estrangeiros. O botânico Auguste de Saint-Hilaire esteve no país entre 1816 e 1822, financiado pelo governo da França, e durante sua viagem recolheu cerca de 30.000 amos…

  • A Metrópole da Amazônia – 400 Anos da Cidade de Belém

    Esta pequena mostra reúne alguns dos documentos mais significativos do acervo da Biblioteca Nacional, que ilustram aspectos da história, das paisagens e das peculiaridades de Belém e a homenageiam no seu 400º aniversário de fundação.…

  • Dante – Poeta de Toda a Vida

    Com esta mostra celebramos o nascimento de Dante, com a distância interposta de sete séculos e meio. A força da rememoração reside na convicção de que Dante permanece entre nós, como um dos monumentos literários estruturantes de nossa experiência civilizatória.…

  • Rio de Janeiro 450 Anos – Uma História do Futuro

    A decisão da Biblioteca Nacional em integrar o conjunto de iniciativas culturais em torno da efeméride dos 450 anos do Rio de Janeiro partiu do reconhecimento da interdependência histórica estabelecida com sua cidade de abrigo. …