BNDigital

Sobre a BNDigital

Preservação Digital

Desde sua criação a BNDigital se comprometeu a implementar ações visando a preservação a longo prazo do seu acervo digitalizado. Ao longo dos anos essas ações foram atualizadas, revistas e modificadas sempre tendo como prática a adesão a normas e padrões internacionais de preservação que se adequassem às necessidades e possibilidades da BNDigital.

As ações praticadas pela BNDigital com vistas a preservação digital são:

No campo da Infraestrutura de TI:

  • Os arquivos digitais produzidos pela Biblioteca Nacional Digital, incluindo arquivos máster, intermediários e derivados para visualização na web, se encontram armazenados e preservados no Data Center da Biblioteca Nacional, em ambiente controlado e com política de uso e segurança para acesso.

  • Como estratégia de prevenção de perdas, o acervo digital tem redundância, existindo pelo menos uma cópia armazenada em infraestrutura diferente;

  • Além da cópia de segurança, o storage utilizado para arquivamento adota a tecnologia RAID que previne perda de dados por falha em disco no ambiente online.


No campo dos Sistemas e Ferramentas adotados:

Desde 2010 a BNDigital vem sistematicamente atualizando e substituindo, sempre que possível, seus sistemas e ferramentas. Esta ação tem como objetivo:

  1. Substituir, sempre que possível, sistemas e ferramentas proprietários por sistemas similares ou superiores que possuam código aberto. A adoção de sistemas abertos possibilita economia de recursos e a sustentação dos projetos a longo prazo.

  2. Melhorar a experiência do usuário da BNDigital a partir da análise da evolução das tecnologias, das formas de acesso e de interação e utilização do nosso acervo digital.


Nesse sentido a partir de 2012 a BNDigital migrou o seu site institucional e os sites de seus projetos para um portal único desenvolvido no CMS WordPress.

Em 2015 passou a oferecer o acesso ao acervo da BNDigital também através do repositório DSpace. Além disso, a BNDigital tem uma política de constante atualização de formatos de exibição na web com o objetivo de garantir o acesso continuo ao acervo digital.

No campo dos Metadados:

No processamento técnico dos objetos digitais são inseridos metadados de preservação relativos ao equipamento e software de captura, data de captura e dados técnicos referentes a formato, e especificações técnicas do arquivo digital gerado.

No campo das Ações em Desenvolvimento

Encontra-se em andamento o processo de implantação de URLs persistentes (HANDLE SYSTEM), tanto para a BNDigital como para todos os seus outros programas.

Com o objetivo de ampliar e sistematizar as ações e implementar uma política de preservação digital a longo prazo que contemple todas as atividades inerentes à atividade institucional – tais como o Depósito Legal de Publicações Digitais, a Gestão de Documentos e a Edição e Publicação de Obras em Formato Digital, foi instaurada por Decisão Executiva da Presidência da Biblioteca Nacional (DE25FBN de 13 de junho de 2017) a Comissão de Estudos sobre Preservação Digital no Âmbito da Fundação Biblioteca Nacional – atualizada pela Portaria nº 34 de 27 de agosto de 2019, tornando-se o Grupo de Estudos sobre Preservação Digital no Âmbito da Biblioteca Nacional (GEPreD) com a finalidade de formular, especificar, dimensionar e implementar uma política de preservação do acervo digital – atual e futuro – da FBN.

Em 26 de agosto de 2020, em Reunião de Diretoria Colegiada, foi apresentada e aprovada a Política de Preservação Digital da Biblioteca Nacional (PPDBN) que estabelece um quadro conceitual para apoiar ações de preservação que possibilitem o acesso sustentável, a longo prazo, ao acervo digital.

Ademais, reitera o compromisso institucional, subsidiando o desenvolvimento da infraestrutura necessária para captar, gerenciar, preservar e disseminar o acervo digital. Este documento norteia as ações de preservação digital em diversas áreas da instituição, visando transpor os desafios da presente era digital e dar continuidade ao cumprimento de sua missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro, agora também construído no ambiente digital.

Além disso, será instituída uma Comissão Permanente de Preservação Digital, para efetuar a implementação da PPDBN e criar os planos de preservação para as áreas da FBN.

A preservação digital é um processo contínuo com o intuito de garantir o acesso ao patrimônio cultural brasileiro no futuro.

Acesse o documento.