BNDigital

Sobre a BNDigital

Normas e Padrões

1.    Padrões de captura para geração de arquivo digital máster:



2.    Padrões para Descrição e Representação da informação:

O padrão de metadados adotado pela BNDigital é o MARC, acrescido de metadados de preservação e administração de uso interno do sistema de gestão. Para o intercâmbio de informações, a BNDigital utiliza também o Dublin Core, que é um conjunto de 15 elementos: Título, Criador, Assunto, Descrição, Publicador, Contribuidor, Data, Tipo, Formato, Identificador, Fonte, Idioma, Relação, Cobertura e Direitos.

A norma observada para a representação dos pontos de acesso de autoria é a Anglo American Cataloguing Rules (AACR2), que especifica os elementos necessários à descrição e à identificação de publicações.

O sistema de classificação utilizado para a indexação uniforme do conteúdo intelectual dos documentos da BNDigital é a Classificação Decimal de Dewey. O vocabulário controlado adotado para indexação é a Base de terminologia da FBN. A base de terminologia segue a estrutura da lista de Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Na BNDigital todos os conteúdos são representados de forma bilíngue: português e inglês.

3.    Padrões de Interoperabilidade:

Para interoperar com outros sistemas de bibliotecas digitais a BNDigital aderiu ao protocolo da Iniciativa dos Arquivos Abertos– Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH - mecanismo para transferência de dados entre repositórios digitais.