BNDigital

Documentos Biográficos: Pedido de Naturalização de David Dit Benedito

08 set 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização de David Dit Benedito.

O suplicante era italiano e demonstrou ter os requisitos exigidos em lei para se naturalizar. David Dit alegou que estava estabelecido, que tinha negócios, sendo assim desejava permanecer no país e pediu que Sua Majestade lhe concedesse essa graça. Além disso, por meio do documento justificava que satisfazia os requisitos do artigo 6° S. 5 da Constituição do Império. Podemos inferir que o requerente demonstrou conhecimento das leis e da Constituição do Império acerca do processo de naturalização de estrangeiros.

Em suma, o conjunto documental possui dois documentos e o total de cinco páginas, em um bom estado de conservação. Foi produzido no Rio de Janeiro no ano de 1830. Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1557047/mss1557047.html



 

Referências:

Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponível:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

Disponível: Legislação Informatizada - LEI DE 23 DE OUTUBRO DE 1832 - Publicação Original acessado 25/07/2022