BNDigital

História do Esporte | 28 de maio de 1984: Fluminense é campeão brasileiro

28 maio 2021

Artigo arquivado em História do Esporte
e marcado com as tags Bairros do Rio, Campeonatos de Futebol, Competições Esportivas, Estádios de Futebol, Fluminense, Futebol, Laranjeiras, Prédios Tombados

O campeonato Brasileiro de Futebol, denominado antes pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF – como Copa Brasil, teve sua 28ª edição no período de janeiro a maio de 1984. O time do Fluminense estava numa ótima fase, tendo sido ainda tri campeão carioca em 1983, 1984 e 1985. O time vencedor dessa competição de 84 vinha sendo formado desde 1983 e estava sob o comando de Carlos Alberto Parreira que viria a ser o técnico da seleção brasileira tetra campeã do mundo em 1994.

A decisão desse campeonato aconteceu em duas partidas contra o time do Vasco da Gama, sendo que o título foi praticamente decidido no primeiro jogo com a vitória do Fluminense por 1 x 0. No segundo, a final, o resultado foi um empate sem gols que deu a vitória ao time tricolor.

O Fluminense Football Club teve sua fundação em 21 de julho de 1902 por Oscar Cox, um dos grandes responsáveis por trazer o futebol da Inglaterra, onde havia sido criado em 1863, para o Brasil. Cox, com 20 outros integrantes, decide pela criação da agremiação em reunião na casa de Horacio da Costa Santos, jogador que viria a ser responsável pelo primeiro gol da história do clube. Na época da fundação, as cores do time eram o cinza e o branco. Só em 1904 o Fluminense ganha as cores branco, verde e grená que justificam que seja conhecido como Tricolor carioca.

O antigo estádio, Campo da Rua Guanabara, onde foi realizado em 1904 o primeiro jogo interestadual, ficava no mesmo local do atual, somente tendo posição ortogonalmente diferente. Aí teve lugar, em 1905, o primeiro clássico do futebol realizado no Brasil, no qual o Fluminense venceu o Botafogo por 6 x 0.

A sede do clube, prédio que vemos na foto, é considerada como a sua quarta casa. Projeto do arquiteto Hipolyto Pujol, quando era presidente Arnaldo Guinle, trata-se, na verdade, de uma grande reforma na construção que havia sido inaugurada em 1915 pelo então presidente, Cunha Freire.

O Estádio das Laranjeiras, Estádio de Laranjeiras, no bairro carioca de mesmo nome, ou ainda Estádio Álvaro Chaves, nome da rua onde está localizado, foi inaugurado em 1919. Primeiro estádio construído no Brasil apto a sediar grandes eventos, com capacidade para 18000 pessoas abre suas atividades com uma partida entre Brasil e Chile, com vitória para o Brasil por 6 a 0.

Atualmente, o estádio tem o nome do presidente que acompanhou o clube em sua fase vitoriosa da década de 80, Manoel Schwartz. O salão nobre da sede ostenta vitrais franceses e lustre de cristal e durante sua existência, vem sediando eventos culturais e até servindo como locação para filmes e novelas. No setor de Manuscritos da Biblioteca Nacional há fotos de concurso de miss realizado no estádio do Fluminense Football Club, em 1929-30.

Como se pode observar na fotografia, o estádio fica localizado bem próximo ao Palácio Guanabara, antiga residência da Princesa Isabel e do Conde d’Eu e atual sede do governo do Estado do Rio de Janeiro.

A imagem aérea apresentada, de 1930, é de autoria do aviador e fotógrafo britânico Sidney Henry Holland(1883-1936). Na Brasiliana Fotográfica, através do link, encontram-se maiores informações sobre ele.