BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Yosemite

01 out 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Dom Pedro II, Imperador nos EUA, Secretaria Especial de Cultura, Yosemite

A fotografia da montanha El Capitan refletida no Lago Espelho faz parte de uma série do Vale de Yosemite feita pelo fotógrafo inglês Eadweard Muybridge (Edward James Muggeridge, 1830-1904), pelo estúdio Thomas Houseworth & Co., nas décadas de 1860-1870. Esta fotografia em papel albuminado foi feita a partir de negativo de grande formato (mammoth plate), e pertence à Coleção D. Teresa Cristina Maria.

Durante suas viagens D. Pedro II costumava adquirir muitas fotografias (comprava ou ganhava). Não encontramos registros afirmando que D. Pedro tenha visitado o Parque Yosemite por ocasião da viagem à Califórnia em abril de 1876. Possivelmente ele adquiriu esta foto no estúdio de Bradley & Rulofson, que publicava e comercializava as fotografias de Muybridge na década de 1870.

O primeiro documento de proteção do Vale do Yosemite foi assinado em 1864 por Abraham Lincoln. Em 1890 foi criado o Parque Nacional de Yosemite, e em 1984 foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. São mais de 3.000 quilômetros quadrados de paisagens belíssimas: altas montanhas, desfiladeiros, diversas quedas d’água, sequoias gigantes, rica fauna e flora. O El Capitan é um dos mais altos monólitos de granito do mundo.

O periódico O Novo Mundo, publicado em Nova Iorque na década de 1870, descreve assim o Vale de Yosemite:

“Outra zona encantada é o valle Yosemite na California, cuja natureza gosa de reputação só talvez excedida por alguns panoramas da America do Sul. As suas montanhas em forma de torres, de cujos flancos despenham-se rapidas torrentes, pelas fendas rasgadas pelo gelo e pelas edades, são primorosos exemplares de sublime architectura da natureza. No Estado da California há muitos vales, cheios de grotas e cascatas, de ingremes despenhadeiros e crystalinos lagos, a cujas margens nasce profusa e luxuriante vegetação. Mas de todos elles o mais conhecido e mais merecidamente apregoado, o mais visitado por poetas e artistas, é indubitavelmente o valle Yosemite, que na língua indigena quer dizer ‘urso cinzento’. […] Foi explorado pela primeira vez em 1851 por uma expedição mandada contra os indios, que alli se haviam fortificado. Em 1855 foi visitado pelos primeiros touristas e só no anno seguinte construiu-se alli a primeira casa. Em 1864 o Congresso votou uma lei, semelhante á que já nos referimos ácerca do Yellowstone Park, declarando o Yosemite parque publico.”

Aqui temos outra imagem do Yosemite, publicada no Novo Mundo: “Payzagem do Valle do Yosemite”:

(Iconografia)


“Mirror view of El Capitan, Yosemite Valley”, fotografia de Eadweard Muybridge.