BNDigital

Memória | Assis Chateaubriand e a inauguração da Rádio Tupi

15 jan 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Assis Chateaubriand, Biblioteca Nacional, Radio Tupi

Assis Chateaubriand era um homem de personalidade controversa, ambicioso, se caracterizou por ultrapassar os limites do seu tempo lançando-se em empreitadas arriscadas. Iniciou seu império das comunicações comprando “O Jornal” no Rio de janeiro e “O Diário da Noite”, em São Paulo. Os dois jornais formaram o embrião do que viria a ser o Diários Associados. A eles se juntaram a Radio Tupi, a rádio Tamoio e finalmente a TV Tupi, a primeira emissora de TV da América Latina.
Em 25 de setembro de 1935, Assis Chateaubriand inaugurou a maior estação de radiodifusão do Brasil, com estações localizando estações em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Importou equipamento de ponta da Marconi’s Wireless Telegraph Company de Londres que garantiu um alcance e uma qualidade de transmissão que era inédita na época.

A Rádio Tupi imprimiu sua marca no esporte reunindo grandes nomes do rádio esportivo brasileiro como João Saldanha. Por ocasião da Copa do Mundo de 1950 inaugurou o maior estúdio da América Latina, apelidado de o “maracanã dos auditórios”, com capacidade para 1.500 pessoas. Nele foram apresentados os mais importantes nomes da música nacional e internacional.

Alguns programas ficaram na memória carioca como o “Pessoal da Velha Guarda” - programa liderado por Almirante, que contava histórias dos personagens da música popular brasileira – o “calouros em Desfile”, programa de Ary barroso, que exigia que só cantassem músicas brasileiras, lançou diversos artistas como Elza Soares, Luiz Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso. O radioteatro, com um elenco de atores como Orlando Drummond, Yoná Magalhães e Paulo Gracindo, formou as bases para que mais tarde fosse criada a TV Tupi, que importou da rádio uma boa parte dos programas e inspirou suas novelas, a paixão nacional.

Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Bandeira de Mello). [S.l.: s.n.]. 1 p

O Jornal, 26 de setembro de 1934.