BNDigital

Memória | Inauguração do Bondinho do Pão de Açúcar

27 out 2020

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags 1912, Biblioteca Nacional, Bondinho, Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Secult

A Exposição Universal realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1908 ao longo da Avenida Pasteur com a finalidade de reunir as maiores inovações técnicas produzidas internacionalmente serviram de mote para o engenheiro Augusto Ferreira Ramoselaborar um projeto audacioso: a construção do primeiro teleférico no Rio de Janeiro. A ideia de construir um caminho aéreo que interligasse a Praia Vermelha aomorro da Urca registra um marco da modernização urbana fluminense. Por decreto de29 de maio de 1909, a prefeitura da cidade autoriza a construção,que se daria entre a antiga Escola Militar e o alto do morro da Urca, com ramais para o pico do Pão de Açúcar e para chapada do morro da Babilônia.

A empresa alemã J. Polhig com especialidade na técnica construtiva de cabeamentos em montanhas foi a escolhida para desenvolver o projeto. Responsável pela fabricação de equipamentos, coube à empresa edificar a estrutura, cujo primeiro trecho alcançaria a extensão de 528 metros. A primeira fase, inaugurada em 27 de outubro, transportou 577 passageiros. A inauguração foi um sucesso. A empreitada rendeu à empresa a solicitação à prefeitura para extensão do horário de visitação, fazendo correr trens extraordinários que, por sua vez,obedeciam às normas de lotação do teleférico.

Em 29 de outubro de 1972 foi realizada uma celebração especial em homenagem à transição para o novo sistema de transporte. O velho bondinho realizou sua última viagem ao lado do novo teleférico projetado pela Officine Meccaniche Agudio Spa, de Milão. Com design moderno e arrojado, de vagonetes transparentes, o projeto foi premiado no 4. Salão da montanha em Turim, Itália.

Seção de Iconografia


Na imagem, o primeiro modelo do teleférico, ilustrado e publicado pela revista Fon Fon às vésperas da inauguração.