BNDigital

Sobre a BNDigital

Histórico

As novas tecnologias surgidas após a Segunda Guerra, e que culminaram com o surgimento da Web nos anos noventa, trouxeram à Biblioteca Nacional um novo modelo dinâmico e aberto, oposto ao tradicional de guardiã estática da memória nacional.

Neste sentido, foi criada a Biblioteca Nacional Digital - BNDigital, um sistema aberto, interconectado, e ao mesmo tempo voltado à preservação da memória documental brasileira.

Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais.

A partir de 2008, a entrada da Biblioteca Nacional no mundo digital recebeu aporte financeiro do Ministério da Cultura (MinC), mediante a inclusão no Programa Livro Aberto, da ação orçamentária “Biblioteca Nacional Digital”. Esta ação tem a finalidade de ampliar e democratizar o acesso da população aos documentos que compõem o Acervo Memória Nacional através de sua digitalização e disponibilização na Internet por meio da BNDigital.

A BNDigital está internamente constituída por três segmentos: Captura e armazenagem de acervos digitais, Tratamento técnico e publicação de acervos digitais e Programas e Projetos de digitalização e divulgação. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.