BNDigital

20 de outubro | Dia do arquivista

20 out 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Arquivista, Biblioteca Nacional, Profissional da Informação

No dia 20 de outubro celebramos o dia do arquivista, profissional da informação, de nível superior, graduado em Arquivologia. A data escolhida para homenagem remonta 1823, quando o então deputado, Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda apresentou perante à Assembleia Constituinte projeto para a criação do Arquivo Público do Império, atual Arquivo Nacional. Um outro marco referente à data foi a fundação da Associação dos Arquivistas Brasileiros, em 1971.

A atuação dos arquivistas é remota, anterior à criação de arquivos públicos e instituições de memória, no entanto, no Brasil, a profissão foi regulamentada pela lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978. A regulamentação da profissão além de um dispositivo jurídico legal, foi um marco de atuação coletiva dos profissionais, sobretudo, pela extinta Associação dos Arquivistas Brasileiros, AAB (1971 – 2015). A AAB promoveu debates, formulou propostas e esteve no centro da mobilização para a regulamentação profissional.

No Brasil, a formação e a trajetória dos arquivistas está interligada aos crescentes cursos universitários de Arquivologia. O primeiro curso foi criado em 1960, o Curso Permanente de Arquivo que acontecia nas dependências do Arquivo Nacional, em atendimento de demandas da instituição. Em 1973 o curso adquiriu mandato universitário e na mesma década outros cursos foram criados, no Rio de Janeiro (UNIRIO e UFF) e no Rio Grande do Sul (UFSM). Atualmente, todas as regiões do país já estão contempladas com os cursos de Arquivologia, o que garante a manutenção e a formação de novos profissionais.

O arquivista pode atuar nos arquivos e em instituições públicas ou privados. O profissional pode atuar na gestão de documentos, na organização de arquivos permanentes, nos procedimentos arquivísticos, no desenvolvimento e na implementação de políticas de preservação e em outras tantas atividades que levarão ao usuário final. A Fundação Biblioteca Nacional possui arquivistas em seu quadro e parabeniza a todos os profissionais pelo dia.

O texto em destaque pertence a 10ª edição do Mensário do Arquivo Nacional, boletim que foi produzido entre 1970 e 1982, com o objetivo de divulgar as atividades e ações do órgão.

Lorrane Sezinando - Seção de Iconografia