BNDigital

22 de agosto | Dia nacional do folclore

22 ago 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Movimento Folclórico Brasileiro, Secult

O dia do folclore é comemorado no 22 de agosto porque foi nesta data que o etnólogo inglês Willian Thoms propôs termo Folklore, pela primeira vez, para designar "antiguidades populares”, em carta publicada em 1848 no periódico “The Atheneum”. Esta carta foi reproduzida em documento pela Comissão Nacional do Folclore (CNFL) em 1948, e acabou definindo a data como um momento de fundação importante para o movimento folclórico brasileiro. A data foi instituída oficialmente no Brasil em 1965.

Entre 1947 e 1964 um conjunto de intelectuais das mais diversas áreas se reuniram para angariar apoio junto à sociedade para a causa da defesa da proteção da cultura popular e a institucionalização dos estudos sobre o folclore. Em 1947 foi criada a Comissão Nacional do Folclore como uma das comissões temáticas do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura do Ministério das Relações Exteriores. A CNFL foi responsável por inúmeros congressos e festivais folclóricos que mobilizaram o público em torno dos temas da cultura popular e da identidade nacional. Em 1958, com a criação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileirofoi consolidada uma coordenação governamental da pesquisa e preservação das nossas manifestações folclóricas.

O Catálogo que ilustra este post é um fruto desta época, de uma exposição realizada na Biblioteca Nacional, em 1957, comemorativa do décimo aniversário da Comissão Nacional do Folclore. Seus organizadores são os maiores representantes do movimento folclorista da época: Renato Almeida, secretário geral da CNFL, e Edson Carneiro, primeiro diretor da Campanha de Defesa do Folclore. No catálogo estão arrolados importantes documentos para o estudo deste período do movimento: pesquisas sobre folclore de várias regiões, estudos da Escola Nacional de Música, boletins das comissões estaduais, anais de congressos brasileiros e internacionais sobre folclore, entre outros. Nesta obra estão compilados fragmentos dos esforços, ainda que sem reconhecimento acadêmico pelo seu amadorismo, de uma geração que abriu caminhos, através de uma perspectiva etnográfica, e que levantaram questões em torno da cultura popular que serão revisitadas em períodos posteriores pelas ciências sociais e pelas políticas públicas de patrimônio na área de cultura.

(Seção de Iconografia)

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Catálogo de livros sobre folclore brasileiro. Rio de Janeiro, RJ: Biblioteca Nacional, 1957. 32 p., 24 cm.