BNDigital

22 de Março | Dia Mundial da Água e o Coronavírus

22 mar 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas

Instituída pela Assembléia Geral da ONU em 1992, a data é celebrada anualmente abordando temas específicos sobre o mineral mais essencial do planeta e alerta o mundo sobre sua importância para a vida e os ecossistemas.

No mesmo ano, durante a conferência da ECO-92 no Rio de Janeiro, também foi criada a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, buscando ampliar o debate sobre a consciência ambiental. Em seu artigo 4, define: “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”.

Segundo as estatísticas da ONU, mais de 1 bilhão de pessoas têm dificuldade de acesso à água e, no Brasil, cerca de 58% dos municípios não possuem água tratada, ainda que o país concentre aproximadamente 12% da água doce do planeta. O ano de 2021 ainda vive uma mortal pandemia com o novo Coronavírus, sendo a água fundamental para a higiene necessária ao combate à doença Covid-19.

A BNDigital reforça a campanha: "preserve água e lave sempre as mãos!"


Veja uma matéria no Jornal do Brasil sobre a poluição das águas.