BNDigital

7 de julho | Nascimento de Arthur de Azevedo

07 jul 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Dramaturgos, Escritores, Jornalistas, Partituras de óperas cômicas, Peças de Teatro, Poetas Maranhenses, Teatros no Brasil

Nosso herói das comédias de costumes.

Herói a força, obra de 1886, adaptada de Le Brasseur de Preston, ópera cômica francesa que Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo faz ocorrerno Brasil, na verdade, em Pernambuco na época do domínio holandês. Traduziu e adaptou muitas outras peças francesas.

Arthur Azevedo, jornalista, poeta, contista e dramaturgo maranhense, filho do vice-cônsul de Portugal, nasceu a 7 de julho de 1855 em São Luís e desde muito cedo dedica-se à comunicação pela escrita.Seus textos cômicos, na verdade, satíricos, com os quais criticava as situações de que discordava, acabaram levando-o à demissão da função pública que ocupava em São Luís.

Prepara-se como amanuense da Fazenda e vem para o Rio de Janeiro, ocupando um cargo público, em 1873. Participou com seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo da fundação da Academia Brasileira de Letras.

Foi um grande abolicionista e chegou a compor duas peças sobre o assunto que foram censuradas pelo Império, mas publicadas mais tarde num volume sob o título de O Escravocrata.

Dedicou-se muito à poesia, ao jornalismo e ao teatro, escrevendo sobre o assunto em jornais de grande circulação; fundou diversas publicações literárias. Em seus textos, tanto na forma de contos como em suas peças, comédias de costumes, retrata com grande poder de observação, como um cronista, o cotidiano carioca do período final da Monarquia e início da República.

Lutou muito pela criação do teatro Municipal, entretanto, faleceu em 1908 sem assistir a sua inauguração, mas empresta seu nome a teatros no Rio, São Paulo e em São Luís do Maranhão.

Heroe a forca: Opera comica de Arthur de Azevedo: Musica de AbdonMilanez :Polka : arranjo