BNDigital

Acervo da BN | Comissão Científica Destinada ao Pacífico

22 jul 2020

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Coleção Thereza Christina Maria, Comissão Científica Destinada ao Pacífico, Dom Pedro II, Expedição Espanhola, Rafael Castro Yordonez

O álbum da Comissão Científica destinada ao Pacífico sob a guarda da Seção de Iconografia foi um dos presentes da expedição espanhola ao imperador D. Pedro II, em 1862, que recebeu a equipe em duas ocasiões no Rio de Janeiro. A obra que possui 51 fotografias, em papel albuminado e preto e branco, faz parte da doação feita por ele e compõe a Coleção Thereza Christina Maria. Os registros foram feitos por Rafael Castro y Ordoñez (1834-1865) nascido em Madri e enviado para atuar como artista científico e fotógrafo na expedição organizada pelo governo espanhol, rainha Isabel II.

Nessa expedição foram enviados cientistas para estudar a sua fauna, a flora e os costumes do continente americano entre 1862 e 1865. Eles permaneceram por seis meses no Brasil. Foi uma das primeiras expedições a incluir a fotografia como forma de registro visual. Esses registros contribuem para a percepção do Brasil daquela época sob o olhar do Rafael Castro y Ordoñez que produziu desenhos e registros fotográficos de paisagens naturais, urbanas e humanas.

Um dos registros feitos por Rafael Castro y Ordoñez que pode ser encontrado no referido álbum são das casas fincadas nos vãos dos Arcos da Lapa. Na segunda metade do século XIX os espaços do aqueduto de Santa Thereza eram preenchidos por residências populares que só foram retiradas de lá na gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906) dentro da proposta de aberturas de rua no conhecido bota-abaixo. Acesse a imagem no link a seguir:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon21044/icon1018527.jpg

Explore o álbum La Comission Científica destinada al Pacífico disponível na BN Digital através do link:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon21044/icon21044.pdf