BNDigital

Acervo da BN | Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Manaus

19 nov 2020

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Amazonas, Biblioteca Nacional, Manaus, Mercado Municipal, Patrimônio Nacional

Lugar de venda, compra e de refeição, presente em vários centros do Brasil, os Mercados Municipais ou Mercados Públicos reúnem rica variedade de produtos alimentícios. Entre frutas, legumes, verduras, carnes, peixes, temperos, bebidas e quitutes que podem adquirir no local.Boa parte dos mercados possuem arquitetura ampla e de fácil acesso à população, tornando-os populares nas cidades.

A imagem em destaque é do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, conhecido como Mercadão, localizado às margens do rio Negro, no Centro de Manaus, Amazonas. O mercado foi construído durante o ciclo da borracha em necessidade de melhorias nas condições sanitárias na venda de alimentos. No final de 1880 foi determinada à construção do Mercado, o nome atribuído “Adolpho Lisboa” é o mesmo do prefeito que administrava a cidade naquela época. Em 1882, com materiais importados da Europa, com estrutura em ferro fundido,projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que projetou e deu seu nome à famosa Torre Eiffel. O pavilhão principal foi inaugurado em 1883 e em torno de 1908 o outro pavilhão.

Em 1987 o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional dada a relevância arquitetônica, cultural e social do espaço. O Mercadão foi interditado em 2006 para reforma e reaberto em 2013. O espaço é um dos maiores centros de comercialização de alimentos, artesanatos e especiarias e de cultura da região Norte.

O cartão-postal exibido faz parte de um conjunto de 36 imagens de Manaus, custodiado pela Seção de Iconografia. O estúdio responsável pelas imagens foi o "G. Huebner & Amaral, Photographia Allemã, Manaos, Filial no Pará Photographia Fidanza 6515", com data provável de 1909. Nos links abaixo é possível consultar:

Mercado Público

Gymnasio Amazonense

Avenida Ed. Ribeiro

Escadaria do Theatro com a Igreja de S. Sebastião

(Seção de Iconografia)