BNDigital

Almanach Agricola Fluminense

17 ago 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Agricultura, Agropecuária, Almanaque, Ciências geológicas, Comércio, Economia, Rio de Janeiro

O Almanach Agricola Fluminense foi um anuário ilustrado de cerca de 200 páginas lançado no Rio de Janeiro (RJ) em 1897, pelo Centro Agrícola de Vargem Alegre, localizado não na capital, mas na Fazenda de Vargem Alegre, à margem do Rio Paraíba, em Barra do Piraí. A instituição foi dirigida, a partir de 22 de outubro de 1897, por Germano Vert – no entanto, o periódico havia sido idealizado e lançado ainda na gestão anterior. Custando 1$000 a edição, era impresso na Typographia Pacheco, Silva & Cia., no nº 64 da rua Sete de Setembro.

Como seu título indica, o almanaque trazia, sobretudo, artigos e informações gerais voltadas não só à agricultura, mas à agropecuária: economia, comércio e indústria, geologia, cronologia da cultura do solo no Brasil, métodos de cultivo e curiosidades botânicas nacionais e internacionais, produtos não-convencionais para cultivo no Brasil, peculiaridades de diversos tipos de gado, exportação de produtos, exposição e reflexões sobre a agricultura moderna, relações entre a agricultura e a política e a economia nacionais, particularidades de tipos pontuais de cultura e conselhos práticos, higiene e saúde do solo, análises e pesquisas químicas, bibliografia, anúncios, entre outras coisas. Em paralelo, o anuário publicava conteúdo de interesse menos especializado, como calendários, regulamentos estipulando taxas postais, censo e estatísticas gerais para o Estado do Rio de Janeiro, etc.

Pela importância do produto para a economia nacional, tinha destaque a publicação de dados gerais sobre a produção de café no Rio de Janeiro. Ademais, o periódico contava com boa consciência sobre questões ambientais, alertando o leitor sobre a utilidade da vegetação das matas e as desvantagens do desmatamento. Boa ênfase era ainda dispensada à Sociedade Nacional de Agricultura e ao programa e às ações dos centros agrícolas fluminenses, criados por lei em 27 de dezembro de 1895 – a própria entidade editora do Almanach Agricola Fluminense fazia parte dessa iniciativa. Segundo nota publicada na página 50 da 2ª edição do anuário, de 1898,
Neste Centro Agricola de Vargem Alegre já se achão bastante adeantados os trabalhos da Fazenda Modelo, e estão se organisando os diversos serviços da Estação Agronomica. A este Centro, a nova Direcção ajuntou, este anno, um Campo de Demonstração, organisado sobre um plano essencialmente pratico, na Estação Agonomica da Parahyba do Sul transformada.

Sabe-se que o Almanach Agricola Fluminense teve pelo menos duas edições: a inicial, de 1897, e a segunda, de 1898.

Fontes:

- Acervo: edição do 2º ano, de 1898.