BNDigital

Annuario de Minas Geraes

04 set 2014

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Agricultura, Agropecuária, Almanaque, Arte e cultura, Biografias, Ciências naturais, Comércio, Economia, História, Literatura, Minas Gerais, Religião

Lançado na capital mineira no início de 1906, o Annuario Estatistico Illustrado do Estado de Minas Geraes, popularmente conhecido como Annuario de Minas Geraes, era um almanaque de geopolítica, cultura, história, variedades e informações gerais. Fundado e dirigido por Nelson Coelho de Senna, tinha redação na Rua Frei Santa Rita Durão e era impresso na Imprensa Oficial mineira, em formato pequeno, com mais de 500 páginas por edição. Segundo o próprio periódico (na página 292 de sua edição inaugural), este não seria o primeiro almanaque publicado em Minas Gerais, sendo o pioneiro o Almanack de Joaquim Ramos de Lima, lançado em 1900.

Quando idealizado, Nelson de Senna não pretendia fazer do anuário um apanhado de informações úteis ao dia-a-dia belo-horizontino e mineiro. Nativista e entusiasta do progresso intelectual e material de Minas Gerais, o editor do periódico buscava a colaboração de homens de letras locais para a manutenção de um almanaque que fosse além de uma publicação de indicadores e serviços. Sempre exaltando as qualidades de seu estado, o anuário, em sua variedade de informações, extensão e minúcia, formava verdadeiras enciclopédias sobre Minas Gerais. O texto de introdução ao periódico já explanava:
De outra coisa não cuida o Annuario, que hoje sáe a lume, visando retratar ao vivo a Terra Mineira, na sua gente, no seu labor, nos seus costumes, na sua opulencia, no seu progredir. (...) O que falta ao seu organisador em competencia, lhe é sobejo em dedicação e amor por esta querida terra de Minas Geraes.

Especificamente, o Annuario de Minas Geraes trazia textos de interesses variados, voltados a questões de comércio, agricultura, indústria, artes visuais, literatura, ciências, etc., além de coletâneas de fatos, lendas, curiosidades e detalhes sobre a história, a organização política, a religião, os sistemas de comunicação e transporte, o folclore, a sociedade, o censo, a economia, a geografia, a geologia, o urbanismo, as cidades e as vilas, a imprensa, a intelectualidade e a meteorologia de Minas Gerais. Adicionalmente, suas edições vinham com poesia e prosa, biografias de personalidades, educação cívica, estatísticas, balancetes e tabelas financeiras, notícias gerais sobre acontecimentos ao redor do mundo, indicações bibliográficas, calendários, retratos de figuras públicas, fotografias de paragens e edifícios mineiros, listas de boa quantidade de personalidades mineiras ilustres (do campo religioso, político, jurídico, nobiliário, cultural, etc.), aforismos e pensamentos, etc. Em menor quantidade, o periódico também publicava estatísticas, estudos e dados gerais sobre o Brasil e sobre outros países.

Regular pelo menos até o lançamento deste nº 2, de 1907, o anuário sofreu uma quebra em sua periodicidade anual – sua 4ª edição saiu datada de 1911 e o nº 5, contendo mais de mil páginas, foi lançado apenas em 1913. As previsões para a edição do nº 6 eram para 1915, mas o mesmo só pôde ser lançado em 1918, em dois tomos: um para cada semestre. Não há indicações de que o almanaque tenha sido editado além desta 6ª edição.

Alguns dos colaboradores do Annuario de Minas Geraes foram Affonso Arinos, Xavier da Veiga, Oliveira e Silva, Antônio de S. Neves, Francisco Fróes, Juarez Lopes, Diogo de Vasconcellos, Azevedo Júnior, Pelayo Serrano, Campos do Amaral, João Vieira de Almeida, Heitor Guimarães, José Rangel, Alberto Vieira Braga, Paulo de Cotegype, Julio Bueno, Plínio Motta, Francisco Lins, Francisco Valladares, Milton Prates, Brant Horta, Lúcio de Mendonça, Fausto Brasil, entre vários outros.

Fontes:

- Acervo: edições nº 1, de 1906; nº 4, de 1911; nº 5, de 1913; nº 6 tomo 1, do primeiro semestre de 1918; e nº 6 tomo 2, do segundo semestre de 1918.