BNDigital

Annuario Médico Brasileiro

05 set 2014

Artigo arquivado em Hemeroteca

"Apresento hoje este Annuario, cuja continuação espero realizar todos os annos e onde se acharão registrados os fructos dos labores medicos de cada anno, quer monographias, tratados, memorias; quer em theses e artigos de jornaes d’aqui e do estrangeiro, observações clinicas, apresentados com uma rapida critica, conforme permittem os limites d’esta publicação".

Publicando artigos, resenhas de livros e textos de jornais referentes a pesquisas no campo da medicina, tanto no Brasil como no estrangeiro, O Annuario Médico Brasileiro foi criado pelo médico Carlos Costa, que também era bibliotecário da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e da Sociedade de Medicina e Cirurgia, num momento de ampliação da divulgação da atividade científica por meio de periódicos.

No âmbito da medicina, esse trabalho de divulgação científica tinha importância ainda maior, dado o baixo valor científico conferido aos estudos médicos em geral no país, conforme vários testemunhos na época. Como este do médico Julio Moura: “A medicina brasileira é infelizmente pobre de trabalhadores, quase vivemos do reflexo do alheio viver”.

Com diversas seções – “Sciencias Physicas, Chimicas e Naturaes”, “Sciencias Medicas”, “Sciencias Cirurgicas, Obstetricas e Gymnecologicas” e outras – recebia colaborações também de estudantes, alguns dos quais, como Emílio Nina Rodrigues, alcançariam grande notoriedade.

Colaboraram no primeiro número os seguintes médicos: Antônio Maria Teixeira, Carlos Ferreira de Souza Fernandes, Érico Coelho, Henrique Guedes de Mello, Ignacio Marcondes, João da Costa Lima e Castro, João Paulo de Carvalho, João Pires Farinha, Jose Eduardo Teixeira de Souza, José Maria Teixeira, J. Xavier Pereira da Cunha e Julio Rodrigues de Moura.

O livreiro editor era Serafim José Alves, que atendia na rua Sete de Setembro, 83. Tinha entre 100 e 400 páginas. A Biblioteca Nacional possui em seu acervo as edições referentes aos anos de 1886 a 1897, digitalizados e acessíveis neste site.