BNDigital

Artes | 08 de maio, dia do artista plástico brasileiro!

08 maio 2022

Artigo arquivado em Arte
e marcado com as tags Artes Plásticas, Artista Plástico, Biblioteca Nacional, Rodolfo Bernardelli, Secult

O artista plástico, aquele que além do dom, conjuga técnica, criatividade, talento em favor da arte. O trabalho desenvolvido entre habilidades, poesia, temporalidade, causas e efeitos sociais, transformam a natureza, papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, programas de computador em desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, colagens e tantas outras expressões artísticas.

A atividade do artista plástico pode ser aprendida e estuda em universidades, ateliês, espaços independentes, coletivos. Segundo Corrêa (2001) “Como ser social que é, e dotado de sensibilidade exacerbada, o artista plástico vive momentos de grande emoção durante o período da concepção de uma obra de arte.”. Cada obra, cada detalhe expressam a singularidade de cada artista.

No Brasil, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, em 1851, em Itu, São Paulo. José foi um artista brasileiro importante no século XIX. Estudou na Academia Imperial de Belas Artes, foi aluno de Victor Meireles e na França, estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris. O pintor foi assassinado em 1899 e somente em 1950 o Dia do artista plástico brasileiro foi declarado.

A Biblioteca Nacional é um lugar com rico acervo sobre e de artes plásticas, de artistas e formas diferentes. À entrada da instituição, bem no meio na escada é possível encontrar o busto de Dom João VI, que foi trazido ao Brasil junto com a Real Biblioteca. O busto foi encomendado pelo próprio rei e finalizado em 1814. A escultura, mármore de carrara foi assinada pelo artista italiano Lean- Biglioschi.

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon276572_276573/icon1418901.jpg

A fotografia em destaque pertence à Divisão de Iconografia e faz parte do Álbum de artistas, “Rodolfo Bernardelli, no seu atelier, ao terminar a estátua "O Estudo" para a Biblioteca Nacional”. O conjunto contêm 201 fotos divididas em dois álbuns confeccionados entre 1882 e 1914. As fotos registram artistas em seus ambientes, ateliês, aulas, em atividade. O álbum com dedicatória, foi doado à Biblioteca, em 1932, por M. Nogueira da Silva.

No link abaixo é possível consultar a obra completa e listagem de todos os artistas registrados:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon276572_276573/icon276572_276573.htm 

 

(Seção de Iconografia)