BNDigital

Artes | Leonardo da Vinci, o gênio da Renascença

09 maio 2021

Artigo arquivado em Arte
e marcado com as tags Arte Italiana, Artistas Italianos, Biblioteca Nacional, Exposições Biblioteca Nacional, Leonardo da Vinci, Pinturas, Secult

“Verdadeiramente admirável e celeste foi da Vinci...Que a natureza quis favorecer tanto que, para onde quer que dirigisse seu pensamento, cérebro e ânimo, mostrou tanta divindade em suas coisas que, para dar a perfeição de prontidão, vivacidade, bondade, encanto e graça, nenhum outro se assemelhou a ele...”-assim inicia Giorgio Vasari (1511-1574) comentário sobre Leonardo da Vinci.

Leonardo nasceu no dia 15 de abril de 1452 em Anchiano, próximo a Vinci e a 30km de Florença onde passou a residir a partir de 1476, estando a cidade regida pelos Médici. Aparentemente, mostrou suas inclinações artísticas bem cedo, pois por volta de 16 anos ingressou como aprendiz no atelier de escultura, ourivesaria e pintura de Andrea Verrochio. Aos 20, já estava inscrito na Companhia de São Lucas dos pintores florentinos. Mais tarde muda-se para Milão onde o esperavam projetos na corte de Ludovico Scorza. Aí permanece por 17 anos. Embora tenha executado 6 quadros, dentre eles A Virgem dos rochedos e A última Ceia, o projeto mais ambicioso, que lhe consome 12 anos, seria o da estátua equestre de Francesco Sforza. Esta escultura acabou por não ser concretizada em virtude da guerra iminente- Milão é invadido por tropas francesas- que precisava de metal para execução de canhões.

Leonardo realiza viagens pelo país como engenheiro geral e arquiteto militar. De volta a Florença inicia um período de estudos científicos, participando inclusive de autópsias buscando entender estrutura e funções do corpo humano. Estuda ainda o vôo dos pássaros e os movimentos e propriedades da água e do ar.

Passa seus últimos anos na França onde recebe o título de Primeiro pintor, arquiteto e engenheiro do Rei e se dedica a editar seus estudos: um tratado de pintura e outro de anatomia. As obras, assim como os cadernos de Leonardo onde realiza tratados e projeta o futuro, desvelam esse gênio sempre muito além do seu tempo.

A Biblioteca Nacional realizou, sob brilhantes curadoria e co-curadoria de Marco Lucchesi e Mônica Carneiro, a exposição Alma do Mundo, Leonardo 500 anos, inaugurada a 24 de outubro de 2019, cujas obras e textos podem ser apreciados naBNDigital, na exposição virtual sob o link:

A obra em destaque é um volume com carimbo da Real Biblioteca, isto é, A Real Biblioteca da Ajuda, de Lisboa, portanto pertence ao conjunto de 60.000 obras que D. João se propôs a trazer para o Brasil, em 1808.

No catálogo da exposição Giorgio Vasari: a invenção do artista moderno: 500 anos, curadoria e texto de Elisa Byington, de 21 de outubro 2011 a 17 de fevereiro de 2012 na Biblioteca Nacional, fig.129, p.161, esta obra é comentada pela autora/curadora.

(Seção de Iconografia)


Leonardo da Vinci. Trattato della pittura di Lionardo da Vinci nuovamente dato in luce, colla vita dell'istesso autore, scritta da Rafaelle Du Fresne. Si sono giunti i tre libri della Pittura, ed il trattato della Statua di Leon Battista Alberti, colla Vita del medesimo, e di nuovo ristampato, corretto, ed a maggior perfezione condotto.Parigi [Paris, França] ; Napoli [Nápoles, Itália] : appresso Giacomo Langlois, stampatore ordinario del Re Cristianissimo, al Monte S. Genovefa : nella stamperia di Francesco Ricciardo, a spese di Niccola, e Vincenzo Rispoli, 1651 [i.e. 1701], 1733.