BNDigital

Boletim da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro

08 set 2014

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Ciências geológicas, Ciências naturais

O Boletim da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro foi o primeiro periódico dessa instituição, criada em 8 de julho de 1883, tendo por escopo a “investigação e exploração scientífica da geografia nos seus differentes ramos”, como a instituição se autodefiniu logo na primeira edição. No ano seguinte, passou a denominar-se Revista da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro.

A publicação nasceu num momento em que o meio letrado e político debatia a formulação de uma história da nação e tentava identificar os elementos constitutivos da identidade brasileira. Já em 1838, a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) havia conferido certo caráter científico aos debates sobre a gênese da nação. Criada 45 anos depois, a Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro não só expressava o avanço dos estudos geográficos no país, como pretendia impulsioná-los em bases consideradas científicas e demarcando seus diferentes ramos, além de seus fundadores considerarem que o IHGB tendia a privilegiar os domínios da história.

Divulgador do conhecimento produzido no campo da geografia política e física, a revista tratava desde questões referentes às delimitações territoriais do país a descobertas arqueológicas, publicando resenhas de cientistas, bem como suas contribuições para o estudo da então chamada “ciência geográfica”. No tomo LV, referentes aos anos de 1947 e 1948, os editores reafirmam seus propósitos, escrevendo: “(...) haveremos de conseguir a meta almejada – dar aos nossos consócios e estudiosos em geral dos problemas geográficos, uma revista que instrua e divulgue sem cansar, que seja digna da Sociedade Brasileira de Geografia, não desmerecendo o acervo honroso que recebemos do passado e perspectivando, através da Ciência Geográfica, linhas mestras que poderão ser trilhadas para gáudio e progresso do Brasil”.

Publicação trimestral, o primeiro número apresentou como integrantes da comissão de redação o conselheiro Tristão de Alencar Araripe e os engenheiros Antônio de Paulo Freitas e Francisco Antonio Pimenta Bueno. A mesma edição trazia ainda o índice geral de todas as matérias a serem publicadas até o ano de 1893. Atualmente a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro conta com a Revista Eletrônica da Sociedade Brasileira de Geografia para a divulgação dos estudos dessa área de conhecimento. O acervo da Biblioteca Nacional abrange os periódicos publicados de 1885 a 1948, todos já digitalizados e disponíveis neste site.