BNDigital

Cultura Popular | 14 de setembro, dia do frevo!

14 set 2021

Artigo arquivado em Cultura Popular
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Cultura Brasileira, Frevo

O frevo é um ritmo musical, dança folclórica e tradicional de movimentos acrobáticos e da capoeira, com trajes coloridos e marcados pela sombrinha, é símbolo do estado de Pernambuco. O frevo faz parte do patrimônio brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2012. A palavra frevo, do verbo ferver, além de trazer à fervura, o agitado do ritmo, aponta para o cenário político de Recife no final do século XIX. O agito de ideias republicanas, abolicionistas e nacionalistas.

A origem do frevo encontra indícios no século XVIII, com músicas agitadas e trabalhadores negros reunidos na zona portuária de Recife em celebração da Folia de Reis. Já no século XIX, no contexto recente de abolição dos escravizados, negros livres, juntamente com outros membros das camadas populares ocuparam seu espaço no carnaval. Era a expressão carnavalesca do proletariado. Com a influência e misturas musicais como maxixe, marchinhas de carnaval, fanfarras e bandas marciais o ritmo foi inovador em Recife.

A partir da década de 20, o frevo foi expandido não sendo apenas uma expressão popular, atingindo também a classe média pernambucana. O dia 14 de setembro foi escolhido para homenagear o ritmo, em decorrência do aniversário do jornalista Oswaldo Oliveira, criador da palavra frevo. De forma contagiante, seja o frevo de rua, frevo-canção ou frevo de bloco, o ritmo segue embalando os foliões de Recife e Olinda e permanece vivo no dia a dia do estado.

Abaixo, confira a reportagem na Revista da Semana de 1950 sobre o frevo: