BNDigital

Documentos Biográficos | Pedido de naturalização de Albert Carter

06 fev 2023

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o pedido de naturalização de Albert Carter.

Albert Carter Braxton era natural dos Estados Unidos, pediu para se tornar cidadão brasileiro e aguardava sua carta de naturalização. Seu pedido foi deferido, pois a lei de 23 de outubro de 1832 autorizava o Governo a ceder a carta de naturalização a todo o estrangeiro que requeresse e que provasse estar de acordo com as condições exigidas.

O período no qual foi redigido o pedido caracterizou-se por um fluxo de norte-americanos que rumaram para o Brasil após o término da guerra civil dos Estados Unidos. Os imigrantes buscavam reconstruir suas vidas, tendo se fixado na região de Campinas, São Paulo.

A solicitação de Albert Carter envolve a Agência Oficial de Colonização na figura do tradutor identificado como "E.de Mello". O documento encontra-se em bom estado de conservação e traz a data de 25 de novembro de 1868.

Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1554529/mss1554529.jpg



 

Referências:

Renata Linhares de Araújo, Graduanda em história pela UERJ

FILHO. Ailton Gonçalves Dias. A imigração norte-americana e a implantação do protestantismo em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, SP.  Revista Nures | Ano XI | Número 31 | setembro-dezembro de 2015. págs. 01-21.

Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponível:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

Disponível: Legislação Informatizada - LEI DE 23 DE OUTUBRO DE 1832 - Publicação Original acessado 10/10/2022.

Coleção de Leis do Império do Brasil - 1832, Página 116 Vol. 1 pt. I (Publicação Original).