BNDigital

Documentos Biográficos: Processo de Naturalização Antonio Genelle

18 abr 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização de Antonio Genelle.

Antonio Genelle era natural de Marselha, na França, desnaturalizou-se para acompanhar o reino de Portugal quando foi invadido pelas Tropas Francesas e a família real se transferiu para o Brasil, preferindo assim, prestar serviço à coroa portuguesa.

O requerente pediu que se levasse em consideração no seu pedido de naturalização, os seus serviços prestados à Real Brigada da Marinha, onde seguiu carreira militar desde 1800 até 1836. Atuou também como brigadeiro dos Reais Exércitos, onde pertenceu à Ordem de São Bento de Avis e foi Cavaleiro da Torre e Espada por 24 anos, exercendo diversas funções dos serviços Real. Além disso, passou por diversas partes do Reino de Portugal procurando desertores e argumenta que jamais pediu uma remuneração financeira dos serviços prestados nos postos de brigadeiro e reforça sua subordinação real.

A narração da trajetória de Genelle no processo, alega sua atuação nos Exércitos Nacionais e Imperiais servindo assim, com zelo, fidelidade, préstimo e patriotismo, adjetivos essenciais à sua condição e época. Nos documentos anexados, também existem depoimentos de pessoas acerca do requerente, usados como provas em prol do deferimento do seu pedido de naturalização brasileira. 

Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital: 

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1556960/mss1556960.pdf 

Ao analisarmos as datas limites do documento (1818-1847), também podemos refletir de maneira mais ampla o quadro político da época, perpassando os processos de independência, abdicação do trono, regências com revoltas e instabilidade.  O documento é datado de 1837, nesse contexto histórico o país se encontrava no período Regencial mediante revoltas internas e separatistas. Os regentes, devido ao retorno do D. Pedro I para Portugal ocupavam o poder, sendo intermediários de Pedro II até que esse completasse a maioridade e assumisse o trono.

Visando a resgatar e divulgar a memória do Brasil Império, a série Documentos Biográficos irá apresentar processos de naturalização de estrangeiros integrantes da Coleção Documentos Biográficos da Seção de Manuscritos. A série de textos conta com a colaboração de graduandos em História da UERJ, supervisionados por servidores historiadores. Para saber mais sobre esse e outros documentos, é possível acessar o Guia de Coleções, através do link: https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

Referências:

Renata Linhares de Araújo, Graduanda em história pela UERJ

O Brasil antes e depois de D. João 

Disponível:http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/dom-joao-vi-e-a-biblioteca-nacional-o-papel-de-um-legado/o-brasil-antes-de-d-joao/ acessado em 14/03/2021

OLIVEIRA. Gabriel Abílio de Lima. LIBERALISMO E RELIGIÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O PERÍODO REGENCIAL (1831-1840). XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH. Santa Catarina, 2015.

Há 189 anos, D. Pedro abdicava do trono do Brasil | Biblioteca Nacional Acessado 29/03/2022