BNDigital

Festas tradicionais | Dia Nacional do quadrilheiro junino

27 jun 2021

Artigo arquivado em Festas Tradicionais
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Festa Junina, Festas Brasileiras, Quadrilheiro Junino, Quadrilheiros, Secult

O mês de junho é marcado pelas celebrações litúrgicas de santos da Igreja Católica com forte devoção popular no Brasil. No dia 13, Santo Antônio; dia 24, São João e no dia 29, São Pedro e São Paulo. As festas dos santos ultrapassaram os muros das igrejas e se tornaram festas da tradição popular brasileira. As festas juninas possuem características próprias, com variedade na culinária, na dança, na música, nas brincadeiras, na vestimenta, no vocabulário e na tradicional quadrilha.

A festa junina chegou ao Brasil em decorrência da tradição portuguesa que já celebrava os santos católicos. A princípio, a festividade era conhecida como festa joanina, em derivação da festividade de São João Batista. Posteriormente, no entanto, o nome da festa foi alterado para festa junina, para ampliação das comemorações ocorridas no mês de junho. Com o passar dos anos, as festas juninas tornaram-se símbolos das regiões rurais e do interior brasileiro, sobretudo, no Nordeste. Atualmente, Campina Grande, na Paraíba é a maior festa de São João do país, e atrai milhões de turistas durante todo o período do evento.

O quadrilheiro junino são profissionais que se manifestam artisticamente nas festas juninas, através da dança, da música e da fala. Os profissionais juninos são parte integrante e dão vida e cor às festas e auxiliam na manutenção da tradição. No ano de 2011, através da aprovação da lei 12.390 ficou instituído o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. Além do reconhecimento e homenagem aos quadrilheiros, a lei apresenta o reconhecimento do Estado brasileiro à festa popular.

A ilustração, em destaque, pertence ao Arquivo Arthur Ramos custodiado pela Seção de Manuscritos. O documento é um convite feito pela Associação Atlética Riopardense a Arthur Ramos, convidando-o para a festa junina, no final da década de 40. No convite são destacados elementos característicos das festas de junho, como a fogueira, músicos e trajes típicos, além da escrita própria, com o vocabulário junino. Confira o documento: