BNDigital

Guia Mensal do Jornal do Brasil

26 nov 2014

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Comércio, Entretenimento, Rio de Janeiro

Criado em novembro de 1900, o Guia Mensal do Jornal do Brasil foi um suplemento de informes diversos sobre serviços na capital carioca. À época, seu jornal matriz estava em franca ascensão, administrado pelos irmãos Fernando Mendes de Almeida e Cândido Mendes de Almeida, que mantinham o Jornal do Brasil como um órgão de imprensa popular e local, divulgador de problemas e reivindicações de classes desfavorecidas e voltado a questões mais ligadas ao cotidiano carioca, particularmente ao “interesse das massas” (politicamente, o diário era defensor da legalidade em quaisquer ocasiões). Impresso nas oficinas do JB, então no nº 54 da Rua Gonçalves Dias, o guia contava com mais de cem páginas por edição e possuía formato pequeno, portátil.

Em sua primeira edição, o Guia Mensal era apresentado da seguinte forma:
Sentindo-se a falta de um guia completo de informações indispensáveis aos homens de negocio, e ao estrangeiro que desconhece a nossa cidade, o Jornal do Brasil, sempre desejoso de auxiliar quanto possível os seus innumeros leitores e ao publico em geral, resolveu editar um Guia Mensal que bem orientará o estrangeiro indicando-lhe o logar onde se acham os principaes publicos de consulados, assim como outras informações que lhes são indispensáveis. Os que quotidianamente labutam na esphera da nossa actividade social tambem encontrarão no Guia Mensal do Jornal do Brasil informações geraes do movimento de trens, bonds e outros elementos de locomoção, assim como os regulamentos e tarifas mais precisos para poderem saber por si o seu direito e os impostos e outros ônus a que está obrigado segundo a lei (...). Entre outras indispensaveis informações o Guia Mensal do Jornal do Brasil conterá todo o movimento religioso, o do fôro com o local, horas de audiencias e residencia dos juizes, as festas internacionaes, federaes e estadoaes, tarifas de telegraphos, enterros, [movimento nas] estradas de ferro, bonds, barcas, etc., tabella completa de cambio de 5 penses a 27 e outras necessarias informações.

Mesmo sendo mais concentrado em informações relativas a transportes, além do anunciado, as edições do guia traziam ainda calendários (com indicações de datas especiais), historietas e anedotas, tabelas de câmbio, anúncios, espaços para anotações e outras coisas. Os indicativos de endereços e telefones englobavam repartições públicas, hospitais, asilos, bibliotecas, sociedades beneficentes, bancos, delegacias, etc.

Fontes:

- Acervo: edição nº 1, de novembro de 1900.