BNDigital

História da Ciência | John Dalton e a teoria atômica

27 jul 2020

Artigo arquivado em História da Ciência
e marcado com as tags Daltonismo, Hidrologia, John Dalton, Meteorologia, Química, teoria Atômica

Há 176 anos, em 27 de julho de 1844, falecia o genial John Dalton, professor, químico, físico e meteorologista inglês, criador da primeira teoria atômica moderna.

Dalton nasceu em 1766 na vila de Eaglesfield e lá começou a dar aulas aos 12 anos em uma escola da comunidade Quaker. Em 1793 mudou-se para Manchester, onde lecionou Matemática e Filosofia Natural no New College. Como membro da Sociedade Literária e Filosófica de Manchester, pôde contar com as instalações laboratoriais necessárias às suas pesquisas e compartilhar suas ideias científicas. O primeiro estudo que apresentou à Sociedade, intitulado “Extraordinary facts relating to the vision of colours” (1794), descrevia um distúrbio da visão que ele mesmo portava e que afeta a percepção e distinção das cores, conhecido posteriormente como ‘daltonismo’.

Os princípios básicos da teoria atômica de Dalton foram apresentados em 1803 no estudo “On the absorption of gases by water and other liquids”, em que o cientista expôs a primeira tabela de pesos atômicos. Desenvolveu sua teoria nos anos seguintes e em 1808 publicou a primeira parte da obra “A new system of Chemical Philosophy”. Outras duas partes surgiriam em 1810 e 1827.

A origem da teoria atômica de Dalton remonta aos estudos sobre os gases que compõem a atmosfera terrestre. Interessado nos fenômenos meteorológicos, realizou diariamente por mais de 50 anos milhares de observações das condições atmosféricas, as quais foram fontes de inúmeros estudos. Em 1793 publicou a obra “Meteorological observations and essays”.

Foi um dos pioneiros no campo da Hidrologia, desenvolvendo conceitos inovadores que possibilitaram o cálculo do balanço hídrico, buscando provar a hipótese de que a chuva e o orvalho eram a origem dos rios. Por essa razão, a União Europeia de Geociências concede anualmente a Medalha John Dalton em reconhecimento a pesquisadores notáveis no campo da Hidrologia.


John Dalton