BNDigital

História da Ciência | Louis Pasteur

27 set 2020

Artigo arquivado em História da Ciência
e marcado com as tags Assepsia Salvando Vidas, Biblioteca Nacional, Cientistas Memoráveis, Gravura Século XIX, Louis Pasteur, Pasteurização, Vacinas

Louis Pasteur está aí retratado em xilogravura de topo realizada pelo artista francês Alexandre Boileau no final do século XIX. A xilogravura denominada de topo tem esse nome porque obloco usado para a matriz é cortado transversalmente, isto é, em sentido contrário ao da fibra da madeira.

Pasteur, químico e cientista francês que nasceu em 1822, realizou descobertas no campo da saúde pública que reverberam até os dias atuais. Graduado em Química na Sorbonne, doutor em Física e Química na École Normale Supérieure, conquistou ainda muitos outros títulos.

Conseguiu comprovar a corrente da biogênese e a consequente impossibilidade da geração espontânea.Através de experiências enquanto trabalhava como professor e diretor na Universidade de Lille conseguiu obter esterilização de líquidos através da temperatura no processo que viria a se chamar pasteurização. Identificou bactérias e desenvolveu a vacina anti-rábica. Seus estudos sobre germens desenvolveram a assepsia cirúrgica e industrial.

Fundou e dirigiu o Instituto Pasteur que ganhou filiais em vários países, inclusive no Brasil.

Seção de Iconografia