BNDigital

História e Memória | Antônio Rebouças Filho

24 maio 2022

Artigo arquivado em História e Memória
e marcado com as tags História da Engenharia, História dos Negros no Brasil, Irmãos Rebouças, Rebouças

Antônio Pereira Rebouças Filho nasceu no município baiano de Cachoeira, em 13 de junho de 1839. Era filho de Carolina Pinto Rebouças e Antônio Pereira Rebouças, advogado e político.

Em 1846, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde três entre os filhos, André, José e Antônio, estudaram Engenharia; os irmãos Rebouças foram os primeiros engenheiros negros do Brasil.

Antônio Rebouças Filho recebeu o grau de bacharelado em ciências físicas e matemáticas na Escola Militar, assim como a carta de engenheiro militar. Tendo concluído seus estudos em 1858, foi para a Europa, lá se especializando em construção de portos marítimos e estradas de ferro. As ferrovias, por sinal, é que tornariam seu nome para sempre conhecido na história.

Voltando ao Brasil em 1862, o engenheiro foi responsável pela construção da estrada de ferro que leva de Campinas a Limeira e Rio Claro. Mas o maior projeto de sua autoria foi a ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá. Seu trajeto conta com 108,2 km de extensão, atravessando a maior área contínua de Mata Atlântica do país e transpondo a Serra do Mar. Os trilhos passam por um total de 41 pontes e 13 túneis.

Infelizmente, Antônio não veria a execução das obras, pois morreu em 24 de maio de 1873, aos 35 anos, de malária. Mas atendendo a um pedido dele, o imperador D. Pedro II proibiu a utilização de mão de obra escrava na construção.

Antônio, seu pai e seu irmão André são homenageados em diversos topônimos nas cidades brasileiras.