BNDigital

História Geral | Campanhas dos Balcãs

31 mar 2021

Artigo arquivado em História Geral
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Campanha dos Balcãs, Secult

Em 30 de março do ano de 598, nas Campanhas dos Balcãs, os ávaros levantaram o cerco à fortaleza bizantina de Tomis. Seu líder Beano I recuou em direção ao norte do rio Danúbio, após as hordas àvaro-eslavas serem dizimadas pela peste.

As Campanhas Balcãs deste período, também conhecidas por Campanhas de Maurício nos Balcãs, foram expedições militares conduzidas pelo imperador bizantino Mauricio I cujo objetivo era defender dos Avaros e Eslavos as províncias balcânicas pertencentes ao império Bizantino.
Flávio Maurício Tibério Augusto, mais conhecido como Maurício I, foi o imperador bizantino que sucedeu Tibério II. Seu império permaneceu durante o período de 582 a 602.

A imagem apresentada pertence à Coleção D. Teresa Cristina Maria e se trata de uma litogravura que representa um panorama da região montanhosa dos Bálcãs em batalhas que sucederam o período aqui descrito, provavelmente do fim do século XIX. A região dos Balcãs é palco histórico de disputas territoriais, a imagem expõe descrições de postos de batalhas, orientando plano estratégico das forças militares atuantes no local tais como: artilharia e cavalaria russas, infantaria turca e acampamentos de generais.

(Seção de Iconografia)