BNDigital

História | Início da colonização do estado do Espírito Santo

03 set 2021

Artigo arquivado em História do Brasil
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Espírito Santo, História Capixaba, História do Brasil, Secult

Em 23 de maio de 1535, Vasco Fernandes Coutinho e outros portugueses chegaram a atual Prainha de Vila Velha, na capitania destinada a eles por Dom João III. Era o período da festividade católica de Pentecostes, dedicada ao Espírito Santo, e Vasco batizou a terra como Espírito Santo. Ainda em 1535 foi fundado o primeiro núcleo populacional da capitania, atual cidade de Vila Velha.

Os indígenas que viviam por aqueles territórios empreenderam muita resistência durante o período de colonização das terras. Durante o processo Vasco Coutinho dividiu a capitania em 60 sesmarias entregues a colonizadores que chegaram ao Espírito Santo junto com ele. Devido aos repetitivos embates com os índios locais, os portugueses consideravam que Vila Velha não lhes oferecia segurança e buscaram um local mais seguro.

Em 1549, Vasco encontrou uma ilha montanhosa onde fundou um novo povoado, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo, em oposição ao nome anterior, que se tornou Vila Velha. Dois anos depois, em 8 de setembro de 1551, os portugueses conquistaram uma grande vitória contra os indígenas e para celebrar o fato mudaram o nome da região para Vila da Vitória, marcando assim, a fundação da cidade de Vitória.

Durante o período houve a construção e expansão de engenhos de açúcar e da construção de igrejas. Com a chegada de missionários em 1556 foram fundadas outras localidades como, Serra, Nova Almeida e Santa Cruz. Em 1558, com a chegada do frei Pedro Palácio foi fundado o Convento da Penha, em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado. Atualmente, o Convento é o principal monumento religioso do estado e um dos principais pontos turísticos.

A gravura em destaque, é o Brasão do estado, de 1912. A heráldica é composta pela imagem do Convento da Penha, no centro, bem como as cores rosa e azul em homenagem à santa. Os ramos de café à direita e de cana de açúcar à esquerda indicam os principais produtos produzidos pelo estado. A data de 23 de maio de 1555, marcando a chegada de Vasco Coutinho ao território e 12 de junho de 1892, a constituição política do estado federado. E por fim, as três estrelas rementem os estados vizinhos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Conheça algumas iconografias sobre o estado:

Gravura do Brasão do estado do Espírito Santo

Gravura da Cidade de Vitória

Fotografia do Prédio da Administração dos Correios em Vitória

Fotografia da Cachoeira do Funil
 
(Seção de Iconografia)